;

Especiais

Superação| Motorista sem braços faz exame de direção e tenta CNH em Manaus

Mesmo sem os dois braços, Leonardo de Souza, de 18 anos, fez o teste de direção para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria B, em Manaus, no último sábado (3). Segundo o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), é um caso inédito no Estado.

Com os pés sobre a direção, Leonardo fez um teste similar ao realizado com as pessoas sem deficiência. Ele passou pela prova de baliza e percurso, e aguarda o resultado, que sai nesta terça-feira (6). As informações são do G1.

De acordo com o Detran-AM, os veículos para pessoas com algum tipo de deficiência precisam ser adaptados. O candidato que necessite de veículo com adaptações, poderá usar o seu próprio veículo para realizar o exame de direção. Se aprovado, na CNH Especial constará qual a adaptação necessária deverá ser feita no veículo para que o deficiente dirija com segurança.


"A diferença em relação à solicitação da carteira comum é que, para a CNH Especial, o portador da deficiência terá que passar por uma junta médica que irá examinar a extensão da deficiência do candidato. Esta análise corresponde ao exame médico feito pelos candidatos da habilitação comum e também deve ser marcado em uma clínica credenciada do Detran-AM", disse o diretor presidente do Detran-AM, por meio de assessoria.

Noticias ao minuto