;

Especiais

Saúde| O que pode acontecer com quem malha demais? Conheça sinais de overtraining

Praticar exercícios regularmente e procurar sempre superar os próprios limites é importante para a saúde e a conquista de um corpo em forma. Cometer exageros nas atividades, porém, pode trazer diversos prejuízos ao organismo. Conheça os principais sinais do overtraining, ou seja, de que você está abusando dos esforços físicos:

Principais sintomas de overtrainig

1. Pode parecer contraditório, mas se exercitar demais pode fazer com que a pessoa se sinta menos motivado a treinar. Isso acontece porque o corpo sinaliza que precisa de descanso e recuperação.

2. Sentir leves dores durante ou após um treino intenso é normal, mas quando o incômodo se apresenta de forma muito intensa e permanece por dias seguidos é sinal de que você está pegando pesado demais nas atividades físicas.

3. O overtraining pode desregular a produção de testosterona pelo organismo, elevando os níveis de cortisol e aumentando a resistência à insulina e a deposição de gordura. O resultado é uma demora para observar resultados satisfatórios no corpo e até mesmo ganho de peso.

4. Irritabilidade, inquietação e até mesmo perda de foco podem ocorrer quando você se exercita em demasia e não descansa a quantidade de horas exigidas pelo corpo.

5. Um dos maiores benefícios de se praticar atividades físicas regularmente é garantir pique e energia, mas se você exagera nos treinos, pode se sentir mais cansado e debilitado do que de costume.

6. Problemas crônicos nas articulações, músculos e ossos também podem aparecer como resultado do overtraining. As lesões provocadas pelo excesso de exercícios ainda vão atrapalhar a continuidade das atividades, atrasando assim seus resultados


7. Exercícios físicos precisam ser sinônimo de saúde, mas a prática abusiva derruba o sistema imunológico e pode fazer com que a pessoa fique doente com mais frequência.

MSN