;

Especiais

Mato Grosso| Quase 20 mil trabalhadores ainda não sacaram o abono salarial no Estado

Quase 20 mil trabalhadores ainda não sacaram o abono salarial do PIS/Pasep referente ao ano-base de 2014 em Mato Grosso, segundo dados do Ministério do Trabalho. Ao todo, os benefícios não sacados somam R$ 17,4 milhões. O prazo para saque termina no dia 30 de dezembro.

De acordo com o Ministério do Trabalho, das 26.353 pessoas que tinham direito ao benefício, apenas 6.498 efetuaram o saque. Para ter direito ao abono salarial, no valor de um salário mínimo (R$ 880), a pessoa deve ter trabalhado pelo menos dois meses com carteira assinada em 2014, recebendo até dois salários mínimos, e ter seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais.

Segundo o órgão, o pagamento do PIS/Pasep será feito até o dia 29 de dezembro na rede bancária. Como no dia 30, data-limite para o saque, não haverá expediente bancário, as pessoas que possuem o Cartão Cidadão com senha registrada podem sacar o dinheiro em caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal e em casas lotéricas.

A recomendação do Ministério do Trabalho, porém, é para que os beneficiados não deixem o saque para o último, uma vez que, em caso de problemas, não haverá mais como efetuar o saque e o dinheiro do abono voltará para o Fundo de Amparo ao Trabalhor.

Para saber se tem direito ao abono, o trabalhador deve informar o número do CPF ou do PIS/Pasep e a data de nascimento no portal do órgão. Ele também pode se informar pela Central de Atendimento Alô Trabalho, do Ministério do Trabalho, pelo número 158.

Outra forma de o trabalhador verificar se tem direirto ao benefício é confirmando com a rede bancária. Caso não seja confirmada, o trabalhador precisará solicitar nova consulta ao atendente e, a partir do CPF, pedir a atualização dos dados cadastrais.

Como sacar

Para sacar o Abono do PIS, o trabalhador que possuir Cartão Cidadão e senha cadastrada, pode se dirigir aos terminais de autoatendimento da Caixa ou a uma casa lotérica. Se não tiver o Cartão Cidadão, pode receber o abono em qualquer agência da Caixa, apresentando documento de identificação.


Já os servidores públicos que têm direito ao Pasep precisam verificar se houve depósito em conta. Caso isso não tenha ocorrido, devem procurar uma agência do Banco do Brasil e apresentar um documento de identificação.

G1

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.