;

Especiais

Esporte| Jogadores se organizam para que Brasileirão não tenha rodada final

Atletas de diferentes clubes do futebol brasileiro começam a se organizar para que o Brasileirão não tenha a última rodada disputada - em função da tragédia que vitimou 71 pessoas no acidente aéreo da Chapecoense. Jogadores conversam por grupos de whatsapp e tentam arquitetar uma decisão coletiva. O objetivo, com isso, é passar uma mensagem de solidariedade aos 19 atletas mortos na Colômbia. O elenco do Inter já foi a público nesta quinta-feira para pedir que a rodada não seja disputada. Boa parte do grupo do Palmeiras, campeão brasileiro, também é contrário a ir a campo na última rodada. Em outros clubes, alguns atletas afirmaram desconhecer a iniciativa.

O movimento é uma ação de atletas - não envolve, inicialmente, as diretorias. A ação é embrionária. Ainda está ganhando corpo - os jogadores querem que ela cresça a ponto de se tornar unânime. Ela parte de atletas experientes - alguns deles formaram a organização do Bom Senso FC e pertencem a clubes variados.

Os jogadores pretendem que a decisão seja global para evitar punições da CBF. Eles entendem que quanto mais clubes participarem, menos poder a entidade terá para eventuais sanções para quem não for a campo. Por isso, buscam um acordo nacional: que envolva os 20 elencos. Esse consenso ainda está longe de ser alcançado. Há questões delicadas a ser resolvidas - especialmente, se a situação de cada clube na tabela será respeitada como posição final.

Jogadores do Inter, em luta contra o rebaixamento, decidiram que aceitarão a queda se essa for uma decisão coletiva. Trata-se de uma opinião dos atletas, não necessariamente da diretoria. Eles ficaram incomodados com declarações do vice-presidente de futebol do Inter, Fernando Carvalho, que afirmou ver prejuízo ao clube gaúcho no adiamento da rodada final do dia 4 para o dia 11 de dezembro. Foi também por isso que decidiram ir a público - para se desvincular da opinião do dirigente (que depois se desculpou pelo que disse).

Ao menos outros dois clubes já se manifestaram contrários a ir a campo na última rodada. São eles o Atlético-MG e a Chapecoense, que se enfrentariam no dia 11. O Galo afirmou que não disputará a partida, dada a situação do adversário - que teve o elenco dizimado pela tragédia na Colômbia. A Chape, por motivos óbvios, concorda. A CBF é a favor da realização da partida e diz que manterá sua organização. O América-MG também deu sinais de que não gostaria de ir a campo.

O que pode acontecer

Um eventual abandono coletivo, de tão inusitado, não é previsto na legislação esportiva. O regulamento geral de competições prevê que uma equipe será decretada perdedora por 3 a 0 caso não apareça para jogar. Se nenhum dos dois times for a campo, ambos serão punidos assim.

Uma equipe que deixar de comparecer para jogar também pode ser excluída da competição - desde que isso influencie na situação de terceiros na tabela. Por isso, a ação coletiva inibiria a punição. O STJD não teria, politicamente, como excluir todas as equipes do campeonato. Daí a busca dos atletas por um movimento coletivo.


Aos clubes, claro, poderá restar a possibilidade de só utilizar jogadores que porventura não participem da ação.

GE

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.