;

Especiais

Brasil| 70% dos trabalhadores vão ser afetados por reforma da Previdência

A reforma da Previdência proposta pelo governo afetará cerca de 70% dos trabalhadores que estão na ativa, de acordo com as novas de concessão de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Segundo informações do Correio Braziliense, os números levam em conta as 141,3 milhões de pessoas em idade ativa no país, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2015.

Desse total, 101,4 milhões de cidadão não se enquadram nas regras de transição propostas pelo Executivo e que serão analisadas pelo Congresso Nacional em 2017.

Para se aposentar, os trabalhadores terão de contribuir, obrigatoriamente, por pelo menos 25 anos e terão de atingir 65 anos de idade. Com isso, 53,3 milhões de homens com menos de 50 anos e 48,1 milhões mulheres com idade inferior a 45 anos, não terão direito às regras de transição definidas no texto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 287.

De acordo com o texto, aqueles que estiverem enquadrados na regra de transição, terão de pagar um pedágio de 50% sobre os anos que faltam para se aposentar pelas normas atuais de tempo de contribuição.

Analistas dizem que apesar das restrições impostas, a reforma é essencial para equilibrar as contas públicas.


Para o economista Rogério Nagamine, pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a reforma é o único modo de garantir o pagamento de benefícios às gerações futuras.

Notícias ao minuto

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.