;

Especiais

Mato Grosso| Unemat deve reservar 5% das vagas em curso de graduação para índios

A Universidade de Mato Grosso (Unemat) deve reservar 5% de todas as vagas de cursos de graduação oferecidos pela instituição para indígenas a partir de 2017. A medida foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe) em sessão ordinária na quarta-feira (23). Para concorrer às vagas, o candidato deve se autodeclarar indígena e, ao se matricular, apresentar uma declaração que comprove a etnia.

A instituição ainda não reserva as vagas para indígenas. No entanto, oferece há mais de 10 anos, cursos de licenciatura em uma faculdade intercultural em Barra do Barra do Bugres, a 169 km de Cuiabá, destinada apenas aos índios.

A partir do vestibular de 2017, os indígenas terão acesso a todos os cursos ofertados pela Unemat. Na inscrição, o candidato deve se autodeclarar indígena e apresentar, durante a matrícula, uma declaração da comunidade indígena o reconhecendo como integrante da etnia.

De acordo com a instituição, a criação do programa de ação afirmativa visa atender os índios para ampliar a integração dos povos e valorizar as comunidades indígenas. Ao todo, a Unemat reserva 25% das vagas para negros ou pardos, 30% para alunos de escola pública e 40% para ampla concorrência.


A Unemat tem campus em  Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Cáceres, Colíder, Diamantino, Juara, Luciara, Nova Mutum, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Sinop e Tangará da Serra.
G1

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.