;

Especiais

Mato Grosso| Projeto proíbe o uso do termo 'boa aparência' em anúncios de emprego

Um projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) prevê a proibição do termo ‘boa aparência’ em anúncios de emprego e recrutamento pessoais em Mato Grosso. A proposição foi aprovada em segunda votação na ALMT, mas ainda não foi sancionada pelo governo. Após ser sancionada, caso a norma seja descumprida, o projeto prevê multa ao proprietário da empresa ou para o contratante que use os termos nos anúncios.

O deputado estadual Wancley Carvalho (PV), autor da proposta, diz que a experiência pessoal na busca de emprego o motivou a criar o projeto. “No passado, durante a minha busca por emprego eu recebi muitas portas na cara e eu tinha qualificação para assumir a vaga”, afirmou.

Para ele, as empresas que veiculam anúncios e cobram boa aparência dos candidatos faz discriminação. “Isso não é bom. A pessoa que está procurando emprego fica traumatizada. O que se deve fazer é olhar a qualificação da pessoa e não a aparência”, declarou.

Na justifica do projeto, o deputado alega que os contratantes levam em consideração os padrões de beleza impostos pela sociedade. “Os empregadores muitas vezes julgam os candidatos, solicitando pessoas magras, altas, cabelos. Contudo, o conceito de boa aparência é muitas vezes máscara do preconceito”, diz trecho da justificativa.

Segundo Wancley, o maior objetivo do projeto é contribuir para o fim das formas de discriminação. “Não que o projeto vá resolver o problema, mas com ele nós podemos minimizar a discriminação no estado’, afirmou.


O projeto de lei prevê multa para a empresa ou contratante que veicule anúncios que usem o termo. O valor a ser pago deve ser definido pelo governo. Em caso de reincidência, o valor da multa será dobrado.

G1

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.