;

Especiais

Foco e Fé| O que a Bíblia diz sobre o desgosto?

Deus prometeu que porá um final a lágrimas, morte, sofrimento, choro e dor. A Bíblia diz em Apocalipse 21:4: “Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.”
O céu será um lugar de alegria para sempre. “E os resgatados do Senhor voltarão; e virão a Sião com júbilo, e alegria eterna haverá sobre as suas cabeças; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido” (Isaías 35:10).
O desgosto não dura para sempre. A Bíblia diz em Salmos 30:5: “Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite; pela manhã, porém, vem o cântico de júbilo.”
Deus pode sarar o seu desgosto, conforme escreveu o salmista: “Sara os quebrantados de coração, e cura-lhes as feridas” (Salmos 147:3).
Jesus prometeu um Consolador e disse: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre.” (João 14:16 ).
Aceite a promessa de paz que Jesus lhe oferece: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize” (João 14:27 ).
A esperança na ressurreição futura, quando Cristo voltar, provê consolo no desgosto. Em 1 Tessalonicenses 4:13-17 encontramos uma das promessas mais lindas da Bíblia: “Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais como os outros que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, assim também aos que dormem, Deus, mediante Jesus, os tornará a trazer juntamente com ele. Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que já dormem. Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.”
A Bíblia diz que os mortos voltarão a viver, os salvos para a salvação eterna e os ímpios para o juízo e destruição final. “Não vos admireis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo” (João 5:28-29).
Portanto, as promessas bíblicas confortam o coração contrito e abatido, especialmente quando a dor da separação e da saudade trazem um desgosto em relação à vida. É possível, através de Cristo, ter essa preciosa esperança selada no íntimo da mente, através do estudo diário da Bíblia e oração, mediante o precioso trabalho do Espírito Santo.
Equipe Biblia.com.br