;

Especiais

Eles e Elas| Uso excessivo de smartphones causa dor nas articulações

Está comprovado que os movimentos repetitivos utilizados para digitar mensagens no teclado dos smartphones podem provocar tendinite, bursite, rizoartrose (dores no polegar), entre outros tipos de lesões ou disfunções articulares que afetam não só as mãos, mas também os braços, os ombros e até os músculos que sustentam a coluna cervical. Isso ocorre porque grande parte dos usuários ainda costuma passar horas com aparelhos do tipo entre os dedos, sem se dar conta do desgaste físico que estão sofrendo. Contudo, há meios de se lidar com a situação.

“Medidas como alongamentos e pausas em períodos longos de uso ajudam a prevenir o problema. Porém, o melhor ainda é recorrer ao celular apenas em casos de real necessidade e, principalmente, nunca deixar de manter a postura corporal correta ao utilizá-lo”, afirma o Dr. Ricardo Sasaki, fisioterapeuta do HCor – Hospital do Coração.

Para orientar os usuários de smartphones sobre como utilizar os aparelhos de maneira mais anatômica e menos danosa às articulações, o Dr. Sasaki tem algumas sugestões. “Dores e incômodos provocados pelo uso continuo de celulares podem ser evitados ou mesmo reduzidos por meio de medidas simples”, acrescenta.

Atenção à postura

O Dr. Sasaki ensina que, quando for digitar, o melhor é manter os braços alinhados e procurar apoiá-los em uma mesa, por exemplo. Feito isso, tente deixar o aparelho o mais afastado de si mesmo possível. Assim, a tendência é que os braços fiquem melhor acomodados e você não precise flexionar tanto o pescoço para baixo na hora tentar enxergar a tela. “Embora essa seja uma maneira mais segura de digitar, ela não precisa ser obrigatória. O que cada usuário precisa fazer é tentar encontrar uma maneira de manter os braços apoiados e o pescoço o mais reto possível para diminuir o risco de problemas causados por esforço repetitivo”, afirma o fisioterapeuta.

Melhore seus Hábitos


Não é só escrevendo mensagens, sem as devidas precauções, que podemos colocar a saúde das nossas articulações em risco. Segundo Sasaki, existem hábitos na hora de falar ao telefone que também podem fazer muito mal. Um deles é o de segurar o celular entre um dos ombros e a cabeça, enquanto as mãos estão ocupadas. “Por mais rápida que seja a conversa, o melhor é interromper o que está fazendo, desocupar as mãos e levar o aparelho ao ouvido usando uma delas. Isso evita que o contorcionismo necessário nesse tipo de manobra prejudique o pescoço, os ombros e o maxilar”, alerta. “Com estes cuidados, é possível utilizar os smartphones de maneira mais segura e saudável”, conclui o fisioterapeuta do HCor.

Notícias ao minuto

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.