;

Especiais

Esporte| Após polêmicas, uso de árbitro de vídeo deve surgir no final de 2017

Após mais uma polêmica envolvendo a arbitragem no Campeonato Brasileiro, a CBF, antiga defensora da interferência externa, reacende a discussão sobre o uso de vídeos para auxiliar juízes nos jogos de futebol.

Apesar de ter investido R$ 15 milhões no programa para implementar os vídeos em campo, o auxílio aos árbitros em lances decisivos só deverá ser utilizado na metade final de 2017.

"Por nós, já estaríamos com o recurso em maio deste ano, mas a Fifa não autorizou. E sabemos que não é nada simples. Há um cronograma a se cumprir. Estamos nos esforçando e com uma boa equipe trabalhando muito", explicou o coordenador da CBF para a arbitragem em vídeo, Sérgio Corrêa.

A CBF informou que os valores podem chegar até R$ 20 milhões após correções, já que o recurso não dependerá de emissoras de TV que estejam transmitindo a partida.

"Os valores realmente são bem altos. Estamos nos estruturando, mas os equipamentos formam um grande problema. São quase seis meses até que eles estejam aqui conosco. Ainda temos que testar tudo. A ideia é já ter isso em funcionamento em agosto do próximo ano, cumprindo todos os protocolos que a Fifa pede, e iniciando já nos campeonatos mais importantes", completou o dirigente.

De acordo com Corrêa, a nova metodologia, com o uso de equipamentos de vídeo, necessitará de tempo até ser implantada, o que explica o prazo de quase um ano para que o desejo de clubes e confederação se torne realidade.

"Teremos que preparar ao menos 30 operadores de replay nossos, treinar, viajar por todo o país fazendo treinamento e explicando todo o processo. Não é simples e rápido. Não são equipamentos baratos, o investimento é realmente alto. E ainda temos seminários, conferências, workshops, viagens e relatórios periódicos que enviamos para eles", detalhou Sérgio Corrêa.


Segundo informações do UOL, o episódio no jogo entre Flamengo e Fluminense, na última quinta-feira (13), suscitou mais polêmicas. Jogadores do Fluminense alegam que o árbitro da partida se utilizou das imagens da televisão para validar o gol, após ter inicialmente anulado o gol sofrido pelo Flamengo.

Do NoticiasAominuto

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.