;

Especiais

Eles| Qual carne usar, tempo para assar e todas as dicas para o churrasco perfeito

Juntar a família e os amigos para fazer aquele churrasco no final de semana é tudo de bom, mas sem prática, seu evento pode não sair como o esperado. Ligar o som, colocar a cerveja no freezer e lavar uma salada é simples, agora cuidar do fogo da churrasqueira, escolher qual carne comprar e saber como temperá-la pode ser bem complicado. Para não fazer feio e ne errar na hora da execução, anote essas dicas.

O primeiro passo é escolher as carnes. O churrasqueiro Marcel Jo diz que as melhores para o churrasco são: picanha, contra filé, fraldinha e filé mignon. Na hora do corte, a dica que ele dá para a carne ficar macia e suculenta é fatiar com pelo menos dois centímetros de espessura.

Acender a churrasqueira

Para acender a churrasqueira, Marcel explica que basta pegar um pão francês seco e velho, molhar com óleo de cozinha e colocar alguns pedaços de carvão – de preferência os mais finos – por cima. Depois, você deve pegar um pedaço de papel e enrolar como se fosse um pavio, molhar novamente com óleo de cozinha, colocar na churrasqueira e atear fogo. A grelha deve ficar de 15 a 20 centímetros do braseiro.

Tempero e preparo da carne

O tempero normalmente vai do gosto de cada um. A sugestão do churrasqueiro é apenas jogar sal grosso por cima da carne. Ele frisa que não é necessário colocar o sal e ficar apertando o ingrediente na carne ou ela pode ficar salgada.

Depois de temperada, a carne já está pronta para ser assada, “Quando colocar na grelha, deixe de sete a nove minutos de cada lado. Evite ficar virando toda hora, pois o suco da carne pode sair e ela ficará dura”, explica Marcel.

Linguiça

A linguiça que agrada a maioria das pessoas é a toscana. Marcel diz que o tempo de churrasqueira é de oito a 10 minutos, ou seja, a linguiça deve ficar assando nesse tempo e só depois você deve virá-la. Esse processo será até chegar ao ponto desejado.

Frango

Segundo Marcel, os melhores cortes de frango são a coxinha da asa, a tulipa da asa, a coxa e a sobrecoxa. “O tempero pode ser a gosto. Eu utilizo sal, pimenta, alho, cebola ralada, vinagre branco e um bom azeite”, afirma o churrasqueiro. Ele acrescenta que as partes da asa devem ficar de 10 a 12 minutos de cada lado assando. Já a sobrecoxa demora aproximadamente 20 minutos de cada lado (mas fique esperto para não queimar!).

Suínos

Os cortes recomendados são costelinha e panceta e, para o tempero, use apenas o sal grosso. A costelinha pode ser inteira ou em pedaços e o tempo de churrasqueira é de cerca de 15 minutos de cada lado. No caso da panceta, o ideal é cortar em tiras de mais ou menos dois centímetros e ir virando de 10 a 12 minutos.

Carneiro

Para essa carne, Marcel indica o corte carré ou o pernil inteiro. O carré pode ser temperado apenas com sal grosso, já o pernil inteiro combina com uma mistura de sal, pimenta, cebola, azeite e hortelã picada. Para assar, é preciso deixar a carne na churrasqueira por aproximadamente 40 minutos, virando a cada 10 minutos. 

Costela de chão

Mas se quer preparar a tradicional costela de chão, você vai precisar de espaço e paciência. Marcel conta que, nesse caso, é assada a peça inteira (aproximadamente 10kg) e ela é temperada com sal grosso. A costela fica rodeada por uma fogueira por cerca de seis a sete horas. Pode dar um pouco de trabalho para fazer, mas o churrasqueiro garante que o resultado é ótimo.

Junte a galera


Depois de seguir essas dicas seu churrasco nunca mais será o mesmo! Ficou empolgado e quer colocar tudo isso em prática? Então junte a família e os amigos e mostre quem é o churrasqueiro da vez.

Do IG

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.