;

Especiais

Vigilância Sanitária intensifica fumacê em combate ao mosquito da Dengue em Alto Taquari

Coordenadora das vigilâncias, Ivonte Lima. Foto: Aparecido Marden
A Secretaria de Saúde em parceria com as Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica do município de Alto Taquari finalizou na manhã da última sexta-feira (05), a primeira etapa da campanha nacional de combate ao Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e do zika vírus.  Durante esta primeira etapa as agentes de endemias encontraram diversos focos do mosquito no centro da cidade e para evitar a transmissão foi realizado o bloqueio nos quarteirões em torno de onde foram encontrados os focos.

Segundo a coordenadora das vigilâncias, Ivonete Lima, antes da realização do bloqueio, as agentes de endemias, os fiscais de vigilância sanitária passaram porta a porta orientando os moradores solicitado que todos abrissem as janelas e se ausentassem do local por alguns minutos após a passagem da equipe que estava aplicando o fumacê.

“Logo que se tenha conhecimento da suspeita de casos de dengue, deve-se organizar ações de bloqueio na área provável de transmissão, visando a diminuição da população adulta de mosquitos. A adoção de medidas de controle não deve aguardar resultados de exames laboratoriais para confirmação dos casos suspeitos” disse a coordenadora.

Ainda segundo informações da Vigilância Epidemiológica de Alto Taquari, todos os anos são realizadas palestras para comunidade e campanhas contra o mosquito da dengue.


O trabalho de toda equipe da saúde é diminuir o número de vítimas da dengue, uma vez que em 2015 foram confirmados 132 casos na cidade.


Fonte: Agora MT/ Aparecido Marden 

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.