;

Especiais

OMS alerta para morte de 303 mil mulheres durante o parto por ano

Das 130 milhões de mulheres que dão à luz no mundo todos os anos, 303 mil morrem durante o parto, a maioria em países em desenvolvimento, alertou nesta sexta-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O órgão também chamou a atenção para o fato de que 2,6 milhões de bebês já nascem mortos todos os anos e outros 2,7 milhões de recém-nascidos morrem nos primeiros 28 dias de vida. Segundo a OMS, grande parte das mortes de mães e recém-nascidos ocorre nas 24 horas seguintes ao parto e a maioria é evitável.

A entidade internacional lançou, nesta sexta-feira (4), um novo guia que evidencia as principais complicações que podem aparecer e causar a morte da mãe ou do bebê, como hemorragias pós-parto e pré-eclâmpsia. O objetivo é ajudar os profissionais da saúde a seguir "cuidados essenciais e padronizados" de cada parto, e assim evitar este tipo de morte.

O manual destaca quatro momentos em que o funcionário deve ter a certeza de que "tudo está em ordem": quando a mãe dá entrada no hospital, antes do início do parto, ao longo da hora seguinte ao nascimento, e na hora anterior a mãe e bebê receberem alta.

Segundo a OMS, estes são momentos decisivos para que o trabalhador possa perceber e agir perante qualquer complicação durante o processo.

Fonte: G1

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.