;

Especiais

O que é novembro azul ?

Novembro Azul surgiu na Austrália em 2003 e atualmente é o mês internacional da campanha de conscientização a respeito de doenças tipicamente masculinas, em especial a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Em vários países muitos grupos de homens deixam bigodes como símbolo da campanha para incentivar outros homens a realizar o exame de próstata.

Atualmente estima-se que 1 a cada 6 homens terão câncer de próstata no mundo e que 1 a cada 34 homens morrerão da doença.

No Brasil são diagnosticados 69 mil novos casos ao ano, ou seja, 7.8 novos casos a cada hora.

Em novembro de 2014, a Sociedade Brasileira de Urologia divulgou uma pesquisa do Datafolha sobre a percepção masculina em relação ao câncer de próstata e o temido exame de toque. Apesar de 76% dos homens entrevistados terem ciência da importância desse tipo de exame, somente 32% já o fizeram. Os números são mais alarmantes no Nordeste do país onde apenas 36% dos homens vão ao urologista, e na população da classe D e E, 74% nunca fizeram o exame de toque.

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens com mais de 45 anos façam exame de toque retal e análise dos níveis de PSA (antígeno prostático) uma vez a cada ano. Os exames devem ocorrer mais frequentemente em homens que tenham maior chance de desenvolver a doença como histórico familiar de câncer de próstata, especialmente casos próximos como irmãos, pais e avôs, além de negros e obesos que estatisticamente apresentam mais a doença.

A realização dos exames nessa faixa etária está relacionada à diminuição de cerca de 21% na mortalidade pela doença.


Dr. Marcelo Bellini/UolSaúde

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.