;

Especiais

Lei que pode apagar seu nome da internet é aprovada em Comissão da Câmara

O Brasil pode em breve ter a sua própria versão da "Lei do esquecimento", que já existe na Europa. Com ela, quem se sentir caluniado com uma notícia ou um texto publicado na internet pode solicitar a retirada do conteúdo.

Segundo a Folha de São Paulo, o texto garante que qualquer pessoa possa pedir a remoção de um conteúdo que "associe seu nome ou sua imagem a um fato calunioso, difamatório, injurioso ou a um crime de que tenha sido absolvido e sobre o qual não haja mais possibilidade de recurso".

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou o projeto nesta terça-feira (6) sob o patrocínio do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha. Esse privilégio fez com que a proposta "pulasse" certas etapas de debate, como a comissão de Ciência e Tecnologia, e passasse direto para votação.

O projeto ainda vai para votação na Câmara e, depois, para o Senado (e lá, sem a influência de Cunha, discussões nas comissões podem acontecer). É possível ainda que o item sobre remoção completa de conteúdos seja questionado, mas por enquanto ele permanece em vigor.

Isso é ruim para o Brasil?

Na Europa, a "lei do esquecimento" é mais branda: o direito garantido é o de sites de busca não indexarem o conteúdo calunioso ou antigo nos principais resultados ou sequer mencionarem o fato nas pesquisas.

Aqui, a ideia é fazer com que o responsável pelo site ou portal de notícias retire totalmente o conteúdo. E se ele tiver sido publicado em jornais impressos ou passar na TV, como fica? Na Europa, pessoas públicas não podem pedir o direito ao esquecimento digital. O Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional também se manifestou contra a proposta, alegando que ela fere a liberdade de expressão e cultura.



FONTE(S)Folha de São Paulo/Débora Alvares

IMAGENS Fotos Publicas

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.