;

Especiais

Saúde: Conheça os benefícios da caminhada rápida

Se existe um esporte democrático, ele se chama caminhada. Basta um par de tênis, roupas leves e disposição. Pronto: você recebe em troca diversos benefícios para o corpo e a mente, como sensação de bem-estar, a diminuição dos riscos de câncer de mama, a melhora na circulação sanguínea, a eficiência da função pulmonar, o combate à osteoporose, a diminuição do risco de depressão e a maior qualidade do sono, entre outras inúmeras vantagens para a sua saúde.

E tudo fica ainda melhor se você acrescentar um pouquinho de velocidade! A prática também é uma forte aliada para dizer adeus àquelas incômodas gordurinhas – especialistas recomendam caminhar dez mil passos em uma hora, três vezes por semana. “É nesta intensidade, em uma só sessão de exercício físico, que a atividade ajuda para isso”, explica Fábio Ravaglia, presidente do Instituto de Ortopedia e Saúde (IOS).

Escolha seu caminho 

A definição do percurso é outro fator que altera o resultado. Enquanto parques geralmente são planos e arborizados, ruas oferecem diferentes obstáculos, como calçadas e subidas, o que exige mais esforço, cuidado e atenção.

Mas calma: é importante escolher o desafio de acordo com os seus limites. “Se tentou subir uma ladeira ou acelerar para gastar mais calorias e sentiu-se ofegante, pare e descanse”, alerta Ravaglia. “Quando se aperta o passo, o gasto de oxigênio costuma chega a ser um terço superior. Por isso, não ultrapasse suas limitações”, complementa.

Com que roupa eu vou?

Sentir-se confortável é essencial. Ou seja, use roupas leves e que permitam que o corpo respire. As clássicas camisetas de algodão são uma boa opção para quem está começando.

Os tecidos sintéticos também são indicados para o figurino, ajudando na evaporação do suor. Mas, se você quiser desembolsar alguns reais a mais, existem hoje no mercado diversas opções de vestimentas com tecnologias capazes até de bloquear os raios ultravioletas.

A escolha certa do tênis é não menos importante, uma vez que evita lesões e garante o seu conforto. “Saiba qual é a característica do seu pé e do seu tipo de pisada, pois assim você diminuirá a ação do impacto durante o treinamento, além de proteger de forma mais segura os seus pés”, conta Leandro Sandoval, da assessoria esportiva Life Training.

Ortopedistas, fisioterapeutas e até profissionais de lojas especializadas em produtos esportivos podem ajudar a diagnosticar qual o modelo ideal. Também existe a opção da baropodometria, que é um teste para verificar os locais onde a pressão do pé é maior e também para criar uma palmilha personalizada.

Assim, você poderá comprar diferentes calçadps e trocar apenas este acessório a cada uso.  Feito isso, é só se vestir, sair para rua e fazer uma ótima caminhada! ;)



Fonte: Portal Vital

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.