;

Especiais

Enem Digital pode ser testado por candidatos treineiros neste ano


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderá começar os testes de sua versão digital ainda neste ano. A informação foi publicada no edital do exame,  que pode ser conferido no Diário Oficial da União de ontem (18).

De acordo com o documento, o INEP "poderá convidar participantes" para a aplicação do Enem Digital. A expectativa é de que os candidatos treineiros (estudantes do 1º ou 2º ano do ensino médio que fazem o Enem apenas como teste) sejam convocados para participar nesta modalidade.

A ideia do Enem Digital já havia sido divulgada pelo ex-ministro da Educação, Cid Gomes. O MEC chegou a realizar uma consulta pública para debater a possibilidade de reformulação do Enem. O formulário trazia três questões:  1) Qual é a sua sugestão para a ampliação do banco de itens nas quatro áreas de conhecimento do ENEM (linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias)? 2) Qual a sua sugestão para o aprimoramento da logística, segurança e aplicação da prova? 3) Gostaria de fazer algum outro comentário acerca do tema?

Enem 2015

O edital informa que as inscrições serão abertas às 10h do dia 25 de maio e encerradas às 23h59 do dia 5 de junho. Para solicitar isenção da taxa, os candidatos deverão preencher a Declaração de Carência Sócioeconômica que estará disponível no sistema de inscrição, também entre os dias 25 de maio e 5 de junho. Os candidatos que forem contemplados com a isenção e faltarem à prova, sem apresentar justificativa, perderão o direito ao benefício na edição seguinte.

O cartão de confirmação não será mais enviado pelos Correios. O estudante deverá consultá-lo online, e não haverá necessidade de apresentá-lo no dia da prova.

As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro e terão início às 13h30, com fechamento dos portões às 13h. No primeiro dia, os candidatos responderão à questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas tecnologias. No segundo dia, serão aplicados os exames de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias.

Apoio
Fonte: IG

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.