;

Especiais

FISCAIS SANITÁRIOS DE ALTO TAQUARI PARTICIPAM DE TREINAMENTO EM RONDONÓPOLIS

Na semana passada os fiscais da vigilância sanitária de Alto Taquari estiveram na cidade de Rondonópolis, onde participaram do Treinamento Técnico para o Programa de Vigilância Sanitária de Qualidade da Agua para consumo Humano ( SISAGUA/VIGIÀGUA).

O treinamento que está sendo ministrado pelos técnicos do Escritório Regional de Saúde de Rondonópolis, tem como objetivo atender os 19 municípios da região Sul do Estado.

Para atender a todos os municípios o treinamento o cronograma do município foi elaborado sendo divididos por semanas e cada semana atendendo a quatro municípios por vez, a primeira turma composta pelos municípios de Alto Garças, Alto Taquari, Araguainha e Alto Araguaia realizaram o treinamento nos dias 11, 12 e 13 de março.

O treinamento está amparado pela  Portaria N.º 2.914, de 2011, estabelece que o controle da qualidade da água é de responsabilidade de quem oferece o abastecimento coletivo ou de quem presta serviços alternativos de distribuição. No entanto, cabe às autoridades de saúde pública das diversas instâncias de governo a missão de verificar se a água consumida pela população atende às determinações dessa portaria, inclusive no que se refere aos riscos que os sistemas e soluções alternativas de abastecimento de água representam para a saúde pública.

Os objetivos específicos de sua atuação são:

Reduzir a morbi-mortalidade por doenças e agravos de transmissão hídrica, por meio de ações de vigilância sistemática da qualidade da água consumida pela população;
Buscar a melhoria das condições sanitárias das diversas formas de abastecimento de água para consumo humano;
Avaliar e gerenciar o risco à saúde das condições sanitárias das diversas formas de abastecimento de água;
Monitorar sistematicamente a qualidade da água consumida pela população, nos termos da legislação vigente;
Informar a população sobre a qualidade da água e riscos à saúde;
Apoiar o desenvolvimento de ações de educação em saúde e mobilização social; e

Coordenar o Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água (Sisagua).

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.