;

Especiais

Eleitores com deficiência visual em Mato Grosso terão auxílio de fone de ouvido nas eleições

Na manhã deste sábado (13), durante o treinamento dos mesários realizado na Câmara de Vereadores de Alto Taquari, o chefe do cartório eleitoral da 8° zona Adriano Meireles falou de algumas novidades para as eleições do dia 05 de outubro em Mato Grosso.

 Segundo Adriano o Tribunal Regional de Mato Grosso (TRE) utilizará nestas eleições o sistema de áudio da urna eletrônica para auxiliar na votação dos eleitores com deficiência visual, o sistema já é utilizado em outros 17 Estados.

“Cada eleitor portador da deficiência visual e que tenha dificuldade para votar, poderá solicitar junto ao cartório eleitoral o cadastro para utilizar este sistema, caso o mesmo não solicite,  no momento da votação ele deverá  comunicar o presidente da mesa receptora e o mesmo irá liberar o sistema e o eleitor com auxílio de um fone de ouvido poderá votar” concluiu.

 Além da acessibilidade, o voto em trânsito possibilitará aos eleitores que estiverem fora de seu domicílio no dia 05 de outubro, votar no cargo de presidente, desde que estejam em uma cidade que tenha o número igual o maior que 200 mil eleitores. Em Mato Grosso, o eleitor só poderá utilizar do voto em trânsito em Cuiabá.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.