;

Especiais

Alto Taquari concorre ao Prêmio Cidades Sustentáveis

O prefeito municipal de Alto Taquari, Mauricio de Sá não está em seus melhores dias como administrador do município. Devido à queda orçamentaria ele teve que tomar algumas decisões que o deixou com a popularidade abalada entre os taquarienses. Decisões estas que acarretaram na demissão de dezenas de funcionários no início do mês de setembro. ( Leia aqui ).   


Apesar da queda da receita, Alto Taquari concorre ao lado de outros 56 municípios brasileiros ao prêmio do programa Cidades Sustentáveis. A cerimônia de premiação está prevista para acontecer no dia 3 de dezembro, no Congresso Nacional, em Brasília (DF). Mobilidade urbana e meio ambiente são alguns dos indicadores de sustentabilidade.

O programa Cidades Sustentáveis visa sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. Ele conta com uma plataforma que consiste em uma agenda de ações e iniciativas para a sustentabilidade das cidades que aborda as diferentes áreas da gestão pública, em 12 eixos temáticos, e incorpora de maneira integrada as dimensões social, ambiental, econômica, política e cultural.

O objetivo do prêmio é estimular os gestores públicos para a criação, manutenção e atualização de observatórios em seus municípios, contendo indicadores, programas de metas e informações relevantes sobre políticas públicas voltadas à qualidade de vida e ao desenvolvimento sustentável, assim como reconhecer e valorizar as experiências bem-sucedidas. Alto Taquari  concorre na categoria Cidades pequenas, que abrange municípios com uma população de 500 a 100 mil habitantes.

Ao aderir ao programa, a Prefeitura de Alto Taquari se comprometeu em promover a plataforma Cidades Sustentáveis no município e a prestar contas das ações desenvolvidas e dos avanços alcançados. Com isso, foi elaborado um diagnóstico da cidade com base nos eixos temáticos propostos pelo programa, contando com o histórico de uma série de indicadores, atualizados anualmente, e seu Plano de Metas para a gestão 2013-2016.

Os indicadores de Alto Taquari, com informações das áreas de saúde, educação, cultura, meio ambiente, mobilidade, social, entre outros, bem como seu Plano de Metas, foi realizado por uma comissão com representantes de todas as secretarias municipais.

Além de Alto Taquari, concorrem ao Prêmio Cidades Sustentáveis: Abaetetuba (PA), Sorocaba (SP), Anápolis (GO), Araranguá (SC), Assis (SP), Barueri (SP), Belém (PA), Belo Oriente (MG), Bom Despacho (MG), Bombinhas (SC), Brusque (SC), Campinas (SP), Canoas (RS), Caratinga (MG), Céu Azul (PR), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Guararema (SP), Guarujá (SP), Guarulhos (SP), Ipatinga (MG), Itatiba (SP), Joinville (SC), Limeira (SP), Marechal Cândido Rondon (PR), Maringá (PR), Missal (PR), Mundo Novo (MS), Nova Santa Rita (RS), Paragominas (PA), Patrocínio Paulista (SP), Petrópolis (RJ), Porto Alegre (RS), Quatro Pontes (PR), Rio Branco (AC), Rio das Ostras (RJ), Rio do Sul (SC), Salvador (BA), Santa Helena (PR), Santa Terezinha de Itaipu (PR), Santos (SP), São Caetano do Sul (SP), São Paulo (SP), Taubaté (SP), Teresina (PI), Tietê (SP), Timóteo (MG), Tiradentes (MG), Toledo (PR), Ubatuba (SP), Ubiratã (PR), Ulianópolis (PA), Vera Cruz (RS), Visconde do Rio Branco (MG), Vitória (ES).


O programa Cidades Sustentáveis é uma realização da Rede Nossa São Paulo, Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social. Mais informações sobre o programa no site do Cidades Sustentáveis.


Via Prefeitura de Sorocaba


Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.