;

Especiais

PRIMEIRA CHAMADA DO PROUNI 2014 JÁ PODE SER CONSULTADA; CONFIRA

 

O MEC (Ministério da Educação) liberou a lista de primeira chamada de selecionados para as bolsas do Prouni (Programa Universidade para Todos). Para consultar, basta acessar o site do programa com o número de inscrição no Enem 2013 (Exame Nacional do Ensino Médio) e senha.

As inscrições foram encerradas na última sexta-feira (17). Segundo o balanço final, 1.259.285 candidatos se inscreveram no programa. No total foram feitas  2.424.354 inscrições — cada candidato pode fazer até duas opções de curso. De acordo com o ministério, o número é o maior desde a criação do programa em 2004.

Nesta edição o programa oferece 131.636 bolsas integrais e 59.989 parciais, em 25,9 mil cursos. 

O estudante pré-selecionado na primeira chamada deverá comparecer à instituição de ensino para qual foi aprovado para comprovação de informação e eventual participação em processo seletivo próprio da instituição, quando for o caso, entre 20 e 24 de janeiro. A segunda chamada será no dia 3 de fevereiro.

Veja também

  • Guia ajuda a escolher instituição de ensino superior
  • Enade 2012: Confira os 98 cursos com nota máxima no MEC
  • Em charges, estudante conta os dramas da vida universitária
Os cursos com o maior número de bolsas ofertadas são os de administração (21.252), pedagogia (14.773) e direito (13.794). Mais da metade das bolsas disponíveis está em São Paulo. Este ano, serão 1.116 instituições participantes em 991 municípios.

Quem pode se inscrever

Segundo o edital, somente poderá se inscrever no processo seletivo do Prouni o estudante brasileiro não portador de diploma de curso superior que tenha participado do Enem 2013 que tiver média acima de 450 pontos nas provas objetivas e nota maior que zero na redação. É preciso ainda atender a pelo menos uma das seguintes condições:
  • tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • seja pessoa com deficiência;
  • seja professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública. 
As bolsas integrais são para candidatos que possuem renda familiar bruta mensal per capita no valor de até um salário mínimo e meio. Já as bolsas parciais são para quem possui renda familiar bruta mensal per capita no valor de até três salários mínimos.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.