;

Especiais

PAPO COM A NUTRICIONISTA: COMBATENDO DOENÇAS COM UMA BOA ALIMENTAÇÃO

ALIMENTOS FUNCIONAIS 

Olá, hoje vamos falar um pouquinho sobre alimentos funcionais, pois cada vez mais a procura por uma vida saudável com mais qualidade vem aumentando então vamos entender o que são alimentos funcionais e seus benefícios para a saúde!

 Segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o alimento ou ingrediente que alegar propriedades funcionais além de atuar em funções nutricionais básicas, irá desencadear efeitos benéficos à saúde e deverá ser também seguro para consumo sem supervisão médica.

Um alimento para ser caracterizado como funcional, além de fornecer seus nutrientes básicos e exercer sua função de nutrir, deve também possuir algum nutriente que previna ou auxilie no tratamento de doenças.
Os alimentos funcionais têm substancias que auxiliam no:
  • Atuam como antioxidantes (combatem a ação dos radicais livres)
  • Diminuem o colesterol
  • Ajudam no controle da pressão arterial
  • Previne o organismo do surgimento de doenças cardiovasculares.


·     Auxiliam no combate aos radicais livres (moléculas que podem danificar células sadias do organismo, gerando doenças degenerativas como o câncer).

A correria do dia a dia, hábitos de vida que não sejam adequados como fumo, ingestão de bebida alcoólica em excesso, sedentarismo, e uma alimentação inadequada são os principais fatores para desenvolver doenças crônicas como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, câncer entre outras.

Por isso não adianta fugir daquela famosa frase você é o que você come? Então faça escolhas saudáveis, tenha uma alimentação balanceada e principalmente que atenda as suas necessidades nutricionais para manter o seu organismo saudável..

Para que um alimento seja considerado funcional são realizados vários estudos que comprovam seu benefício no organismo. Estes alimentos são somente colocados à venda com a autorização do Ministério da Saúde.

Cuidado, pois  nem tudo o que parece é, alguns produtos industrializados rotulam seus alimentos como  funcionais. Porém, nem sempre a quantidade da substância que está contida no alimento torna-o funcional, ou seja, seria necessário o consumo de uma grande quantidade do produto para se obter o benefício da substância funcional.

 O melhor é sempre consumir alimentos naturais, que já possuem em sua composição estas substâncias.

Aqui estão alguns alimentos e suas substancias funcionais. 




Texto:

DRA. ANA PAULA SCAINI
NUTRICINISTA CLINICA E PEROSNAL DIET
NUTRICIONISTA ESPAÇO TERAPEUTICO CORPO E VIDA
PÓS GRADUADA EM MBA UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO –NECPAR MARINGA
PÓS GRADUANDO EM NUTRIÇÃO FUNCIONAL VP CONSULTORIA

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.