;

Especiais

OFICINAS E PALESTRAS MARCAM O SEGUNDO DIA DO VII COLÓQUIO DE JORNALISMO

Por: Aparecido Marden/Bianca Oliveira/José Vitor 
Alunos prestigiam  segunda noite do VII Colóquio de Jornalismo Foto: Aparecido Marden 
O VII Colóquio de Jornalismo esta sendo realizado na Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, em Alto Araguaia, com o tema “Jornalismo e Regionalidade”. As atividades começaram na tarde desta quarta-feira (12), com oficinas e minicursos, ministrados por professores, alunos e jornalistas convidados.

A equipe organizadora foi composta por professores e alunos do curso. Nesta edição contou com a ajuda da jornalista e professora Ana Paula Carnahiba que nos falou sobre a experiência e as dificuldades que encontrou para realização do evento. ( ouça )

Na noite de quinta-feira (13), o evento teve inicio com a divulgação do Livro Digital e da Revista Cientifica do grupo de pesquisa “Comunicação, Cultura e Sociedade”, composto pelos professores do curso de Comunicação Social do campus de Alto Araguaia. Os participantes do projeto expuseram aos presentes, às experiências de confeccionarem a primeira revista cientifica do campus e  apresentaram os projetos desenvolvidos que inclui o e-book.


Como parte da programação o “Painel de Experiências” composto por recém-graduados no curso de Jornalismo pela Unemat expôs suas experiências no mercado de trabalho na região, também focaram a importância não só da prática, mas da teoria dentro da sala de aula.

Ouça o que o jornalista Cayron Henrique Fraga, professor do Senac na cidade de Rondonópolis e colunista no site Primeira Hora diz sobre o mercado de trabalho.

Saindo do protocolo

Os organizadores do evento homenagearam o casal de jornalistas e professores Gibran Luiz Lachowski  e Ana Paula Carnahiba, pelo aniversário de casamento na noite de ontem.

O comitê de avaliação do curso de comunicação resolveu usar o espaço para fazer uma auditoria com os alunos presentes no auditório, com o objetivo de saber as demandas e dificuldades do curso de Comunicação Social.

Workshop de Computação

  Ao mesmo tempo em que acontece o VII Colóquio de Jornalismo, está sendo realizado também o III- O Workshop com seminários práticos e apresentações de trabalhos dos acadêmicos de Computação, saiba mais aqui

 As Oficinas do Colóquio

As oficinas realizadas nesta quinta-feira tratou de assunto desde a criação de blog e diagramação de revista. Durante a oficina “Blog: uma ferramenta jornalística – como fazer”, ministrada pelo acadêmico Aparecido Marden, os alunos aprenderam a criar um blog e utilizar as ferramentas para personaliza-lo. “Poder passar o que aprendi nas aulas de jornalismo digital aos outros alunos em uma oficina é muito prazeroso”, disse o acadêmico.

A oficina “Contos, Poesias e Crônicas” ministrada pelo jornalista e Escritor Lorenzo Falcão teve como principal foco os trabalhos práticos aliados à teoria, Falcão apresentou aos acadêmicos inúmeros escritores que compõe o cenário brasileiro bem como apresentação de trabalhos dos mesmo que enriqueceram culturalmente cada participante.

Falcão falou ainda das mais variadas formas de compor o mundo da poesia, crônica e conto, “jornalismo literário: Territórios onde a força da palavra é mais importante até do que o próprio jornalismo”, concluiu o escritor e jornalista.


Já na oficina “Diagramação de Capa de Revista”, ministrada pelo professor Lawrenberg A. Silva tratou de especificar as várias vantagens que uma boa diagramação pode ter quando bem feita. O mediador levou os alunos inscritos para fotografar objetos de interesses individual dos mesmos ao arredor da faculdade. A oficina durou seis horas, assim possibilitando a conclusão da atividade proposta pelo professor e “as capas produzidas na oficina serão apresentadas no final do evento” disse o professor.

Confiram as fotos do evento e curta a página  no Facebook .

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.