;

Especiais

ESTUDANTES DA UNEMAT DÃO LIÇÃO DE GARRA E CIDADANIA

Gibran Luis Lachowski, professor do curso de Comunicação da Unemat\Alto Araguaia

O curso de Comunicação Social (habilitação Jornalismo) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)\campus de Alto Araguaia acaba de dar um passo adiante na sua árdua caminhada. Conquistou 12 prêmios no Intercom Centro-Oeste, o maior evento de pesquisa e debate acadêmico em comunicação na região, realizado este ano entre 30 de maio e 1º de junho em Rio Verde (GO). Em 2012, em Campo Grande (MS), ganhou oito.

O desempenho neste ano valeu à Unemat\Alto Araguaia o posto de instituição que mais levou prêmios na Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), uma das atividades do Intercom. E isso ocorreu diante de cursos na área com maior renome e mais bem estruturados, como os da Universidade de Brasília, das federais de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. O evento teve 46 categorias, distribuídas entre várias habilitações, como Jornalismo, Radialismo, Relações Públicas e Publicidade. A Unemat participou de 21.

Os prêmios conquistados pela instituição foram em: assessoria de comunicação; reportagem em jornalismo impresso; audiojornalismo e radiojornalismo; jornal mural;
documentário; roteiro de não ficção; ensaio fotográfico; embalagem; foto artística; roteiro de games; blog; programa de tv.

Motivos
O resultado é fruto de uma série de elementos, como o ensino de caráter humanístico presente na instituição e as orientações dos professores quanto aos trabalhos a serem apresentados no evento. Contudo, se deve, principalmente, ao esforço dos estudantes, que batalharam do começo ao fim, na viabilização de ônibus, elaboração de artigos científicos e produtos jornalísticos experimentais.

As pressões e os diálogos iniciados por parte dos acadêmicos funcionaram, pois geraram apoio da prefeitura de Alto Araguaia, da direção do campus de Alto Araguaia e da sede da Unemat, em Cáceres. Isso inclusive foi reconhecido pelo vice-prefeito da cidade, Américo Alves Filho (PSD) – representando o prefeito Jerônimo Samita Maia Neto (PR) –, e pela diretora da universidade no município, Edileusa Gimenes, em cerimônia ocorrida segunda à noite (03) em homenagem ao esforço e à garra dos estudantes.


Sentimento
Voltando no tempo, é preciso registrar, ainda que em poucas palavras, a emocionante entrega de prêmios, no auditório do Instituto de Ensino Superior de Rio Verde, que ocorreu na noite de 1º de junho. A caravana da Unemat, representada por pessoas de Alto Araguaia, Alto Taquari, Alto Garças e Santa Rita do Araguaia, animava o tenso ambiente com músicas, paródias e “gritos de guerra” nos minutos que precediam a revelação dos vencedores.

Quando a entrega de prêmios começou, logo a Unemat foi chamada ao palco. O mais interessante – e emocionante – foi que antes de se dirigir ao local de recebimento do prêmio, o ganhador abraçava e era abraçado por todos os seus colegas de universidade. Lágrimas escorriam, o sorriso se embaralhava com a vontade de gritar que “o interior do interior do Brasil” também existe, tem voz e talento para mostrar.

Essa vibração, que se estendeu por toda a cerimônia de premiação, foi elogiada até pelo animador da festa e, ao final, tomou conta do palco, invadido pela turma. E como foi bonito ouvir: “1, 2, 3, Unemat, é sua vez!”, “Ih, foi mal, aqui é Estadual!”.

Naquele instante os representantes de um apanhado de cidades que não soma nem 50 mil habitantes ocupou o centro simbólico do evento. A festa, afinal, foi de uma gente que “rala” dia a dia para estudar e trabalhar ao mesmo tempo. Que em boa parte das vezes se desloca de um município a outro para alimentar o sonho de se formar. Que cobra demais uma infraestrutura mínima, com câmeras de vídeo, estúdios de rádio e tv, máquinas fotográficas de qualidade, computadores com internet com velocidade razoável. Que, apesar de tudo, defende com unhas e dentes a universidade onde estuda, porque, sem exagero, ama dizer que é da Unemat.

A caminhada continua
Mas como a gente muda o mundo é na luta do dia a dia, uma nova empreitada está em curso e se refere ao Intercom nacional, que vai ocorreu entre 04 e 07 de setembro em Manaus (AM). Estudantes e professores do curso de Comunicação já iniciaram uma campanha para conseguir dinheiro suficiente para que os 12 finalistas estejam no evento, que terá concorrentes das demais regiões do país.


O vice-prefeito e a diretora da Unemat\Alto Araguaia sinalizaram que vão se esforçar para garantir o intento. Esperamos que estas palavras se transformem em realidade, e que a eficiente parceria continue a dar bons frutos.


Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.