;

Especiais

PROFESSOR DE JORNALISMO DO CAMPUS DE ALTO ARAGUAIA VAI APRESENTAR ARTIGO CIENTÍFICO EM CONGRESSO INTERNACIONAL NA ESPANHA


    Da redação 

  O professor do curso de Jornalismo do Campus de Alto Araguaia, Lawrenberg Advíncula da Silva, vai apresentar trabalho no XIII Congresso Internacional Ibercom, a ser realizado entre os dias 29 a 31 de maio na Universidade de Santiago de Compostela, cidade de Compostela, Espanha. O trabalho, intitulado “Um balanço parcial dos estudos da folkcomunicação no campus universitário de Alto Araguaia da Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat, faz um relato da experiência de estudar comunicação pelo viés das camadas populares na cidade de Alto Araguaia, ao analisar os sistemas comunicativos e seus agentes informais em lugares como: a feira livre, a praça municipal, bares populares e festas folclóricas.

 Trata-se de um desdobramento do seu projeto de pesquisa sobre folkcomunicação que, entre seus estudos, busca compreender o engajamento social e midiático dos grupos considerados marginalizados pela mídia massiva e hegemônica.


 O congresso do Ibercom é considerado um dos mais importantes congressos na área da Comunicação no mundo e, dessa vez, terá como tema principal Comunicación, Cultura e Esferas de Poder. O evento acontece a cada dois anos, reunindo estudantes, pesquisadores e professores de Comunicação da Europa e da América Latina.

 De acordo com o professor Lawrenberg, a participação de eventos desta importância reitera o seu compromisso com a pesquisa junto à Unemat. “A ida em eventos deste porte valida o nosso esforço de fazer pesquisa, mas, acima de tudo, fortalece a imagem da Unemat enquanto instituição produtora de conhecimento.”

  A difusão científica do professor em outros eventos internacionais

Esta edição do Ibercom na Espanha será o quinto evento internacional que o professor Lawrenberg apresenta trabalho científico. Antes disso, ele já havia apresentado no:

  • IV Panamericano Internacional de Comunicação, organizado pela Universidade Mayor em Santiago do Chile, no ano de 2008;
  • X Seminário Internacional de Comunicação, organizado pela Pontifícia Universidade Católica - PUC em Porto Alegre, no ano de 2009;
  • XII Congresso Internacional Ibercom, organizado pela Universidade Privada de Santa Cruz – UPSA em Santa Cruz de la sierra, Bolívia, no ano de 2011;
  • XI Congresso do Alaic, organizado pela Universidade da República em Montevidéu, Uruguai, no ano de 2012.

Além do trabalho a ser exposto no evento da Espanha no mês de maio, vale ressaltar que o professor ainda teve o aceite de dois resumos a serem apresentados na forma de artigos científicos no VIII Congresso Internacional do ULEPICC, que será realizado em Buenos Aires, Argentina, entre os dias 10 a 12 de Julho. 


Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.