;

Especiais

Seduc abre inscrições para o Exame Certificador de Educação de Jovens e Adultos 2026

Fonte: Seduc-MT Foto: Reprodução Seduc

 

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) abriu, nesta semana, o período de inscrições para a realização das Provas do Exame Certificador de Educação de Jovens e Adultos 2026 (Eceja).

Os agendamentos devem ser feitos até o dia 15 de dezembro, no site da Seduc. A aplicação das provas acontece a partir do dia 23 de fevereiro nas unidades escolares selecionadas de acordo com o Calendário Letivo.

Atualmente, 76 escolas de 62 municípios de Mato Grosso podem aplicar o exame mediante agendamento, ampliando o acesso à certificação de conclusão dos estudos em diferentes regiões do estado.

As provas são aplicadas por Áreas Conhecimento. Para o Ensino Fundamental constam 20 questões objetivas e, para o Ensino Médio, são 30 questões, também objetivas.

O tempo de duração de cada prova por Área de Conhecimento é de 90 minutos para a Etapa do Ensino Fundamental e 120 minutos para a Etapa do Ensino Médio. Para obter aprovação em ambas as etapas, é preciso acertar 50% da prova.

O programa, desenvolvido no decorrer do ano, tem o objetivo de oportunizar a conclusão da educação básica àqueles que não finalizaram os estudos na idade apropriada.

Por meio do exame, pessoas com idade acima de 15 anos têm a chance de concluir o Ensino Fundamental, enquanto aquelas com mais de 18 anos podem completar o Ensino Médio, obtendo o certificado de conclusão e adquirindo conhecimentos essenciais para o mercado de trabalho e para o desenvolvimento pessoal.

Calendário Letivo 2026

Início do Ano Letivo: 2/2/2026

Férias escolares: 6/7/2026 a 20/7/2026

Fim do Ano Letivo: 18/12/2026

Para mais informações sobre o exame, acesse o edital em anexo




Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.