;

Especiais

Justiça suspende novas regras da CNH em Mato Grosso por 180 dias

Foto: Reprodução Internet/G1MT

A Justiça Federal suspendeu a aplicação da Resolução de 2025 do Contran em Mato Grosso, atendendo a um pedido do Detran-MT. Com a liminar, o estado manterá o modelo de formação de condutores de 2020 por, pelo menos, seis meses.

Os principais pontos da decisão:

  • Validade: Todos os processos de habilitação iniciados ou em curso seguem as normas antigas por 180 dias.

  • Motivo: O juiz Cesar Augusto Bearsi entendeu que a mudança imediata, sem regras de transição ou regulamentação complementar, fere a segurança jurídica e a eficiência administrativa.

  • Gargalos técnicos: O Detran-MT alegou falta de tempo para adaptar sistemas, exames teóricos e práticos, ensino a distância e o credenciamento de instrutores.

Mato Grosso não está sozinho: outros 16 estados também solicitaram mais prazo ao Governo Federal, alegando que a complexidade do novo sistema exige adaptações tecnológicas e pedagógicas que ainda não foram concluídas.




Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.