;

Especiais

Consórcio vence leilão e deve investir R$ 7,26 bilhões na modernização das BRs-060/364 em MT e GO

Fonte: G1MT Foto:DNIT/Divulgação

O Consórcio Rota Agro Brasil venceu o leilão realizado na sede da B3, em São Paulo, nesta quinta-feira (14), para a concessão do lote rodoviário Rota Agro, que abrange as BRs-060/364, em Mato Grosso e Goiás. O trecho concedido possui extensão total de 490,07 km. O contrato estima um investimento total de R$ 7,26 bilhões, ao longo de 30 anos.

De acordo com o Ministério dos Transportes e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), entre as obras, estão previstas a duplicação de pistas, implementação de faixas adicionais, vias marginais, travessias, acessos, pontos de parada para ônibus, passarelas, passagens de fauna e caixas para contenção de materiais perigosos.

O consórcio vencedor composto por Camaçari Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia; Azevedo & Travassos Infraestrutura I Fundo de Investimento em Participações; Sobrado Construção LTDA; GAE Construção & Comércio LTDA apresentou uma proposta de desconto de 19,70% sobre a tarifa básica de pedágio.

Para a ANTT, a modernização da rota, deve reduzir gargalos e aumentar a competitividade das exportações, já que pelas BRs passam, diariamente, milhares de toneladas de soja, milho, carnes e insumos agrícolas, um fluxo vital para o Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Confira abaixo os trechos completos da Rota Agro:

  • BR-060/GO: Início no entroncamento com o Contorno de Rio Verde/GO, até a entrada da BR-364 (Contorno de Jataí/GO);
  • Contorno de Jataí: Início no entroncamento com a da BR-158 com a GO-184 até o entroncamento entre a BR-364 e a GO-158;
  • BR-364/GO: Início na BR-060/GO até a Divisa GO/MT (Santa Rita do Araguaia);
  • BR-364/MT: Início na Divisa GO/MT (Alto do Araguaia) até a entrada da BR-163 (Rondonópolis);
  • Contorno do Araguaia: Início entre a BR-364/GO, até a entrada a BR-364/MT (contorno das cidades de Santa Rita do Araguaia e Alto Araguaia).

Ao todo, o projeto prevê as seguintes obras que devem mudar o padrão de circulação no trecho:

  • 45,6 km de duplicação;
  • 150,9 km de faixas adicionais;
  • 172 novos acessos;
  • 30 paradas de ônibus;
  • 17 rotatórias alongadas;
  • 21 passagens de fauna;
  • 2 Pontos de Parada e Descanso (PPDs) para caminhoneiros, atendendo a Lei do Motorista;
  • barreiras acústicas, passarelas e dispositivos de contenção para cargas perigosas.

A concessão ainda inclui serviços operacionais durante 24h, como atendimento médico e mecânico, monitoramento por câmeras e sistemas inteligentes de gestão de tráfego.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.