;

Especiais

Adolescente de 17 anos mata vizinho em Sinop: legítima defesa de terceiros em debate

Da Redação com G1MT Foto: Polícia Civil de Mato Grosso

 

Um caso chocante ocorrido nesta quarta-feira (3) em Sinop, a 503 km de Cuiabá, levanta um importante debate sobre os limites da legítima defesa de terceiros. Um adolescente de 17 anos é o principal suspeito de matar a facadas Yuri da Silva Barbosa, de 29 anos, após ouvir o homem agredir a esposa em um conjunto de quitinetes.

De acordo com o boletim de ocorrência da Polícia Civil, o adolescente e a vítima eram vizinhos. O crime teria acontecido depois que o jovem ouviu uma discussão acalorada vindo da casa do casal. Ao se dirigir ao local, e quando Yuri abriu a porta, o homem foi golpeado no pescoço.

A esposa da vítima, em depoimento à polícia, revelou um histórico de violência doméstica, afirmando que ela e Yuri brigavam com frequência e que já havia sido enforcada e agredida com socos em outras três ocasiões. No local do crime, os policiais constataram que a mulher apresentava o rosto inchado e marcas de agressão no pescoço, evidenciando a violência sofrida.

Duas Pessoas Envolvidas e Investigação em Andamento


Ainda segundo o relato da esposa, o crime não teria sido cometido apenas pelo adolescente. Ela afirmou que o jovem estava acompanhado de um amigo, que também estaria armado e teria auxiliado na morte de Yuri. A convivente do adolescente também prestou depoimento, confirmando que o suspeito e o amigo, ambos menores de idade, foram os responsáveis pela ação.

Uma das facas utilizadas no crime foi encontrada próxima ao corpo da vítima e recolhida pela Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) para análise.

A Polícia Civil de Sinop segue investigando o caso para esclarecer todas as circunstâncias do ocorrido e determinar as responsabilidades. A situação, que envolve violência doméstica e a intervenção de um menor em defesa de uma vítima, traz à tona a complexidade de casos onde a legítima defesa de terceiros é invocada, e como a lei interpreta a ação de um indivíduo para proteger outra pessoa em situação de iminente perigo.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.