Consultas públicas em Junho: Carlos Irigary e 15 novas Escolas Estaduais podem virar Cívico-Militares
A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) publicou, no Diário Oficial do dia 5 de junho, edital de chamamento de consulta pública para votação que pode converter mais 15 escolas estaduais para o modelo cívico-militar.
As consultas ocorrerão nos dias 26 e 27 de junho, das 07h às 19h, nas escolas selecionadas e nas sedes das Diretorias Regionais de Educação (DREs).
A votação é secreta e direcionada aos pais e responsáveis legais pelos estudantes matriculados em cada unidade, além dos alunos maiores de 16 anos matriculados.
Durante a votação, os participantes poderão manifestar a opinião sobre a proposta de conversão de cada unidade para o modelo de gestão cívico-militar, indicando a opção escolhida entre “Aprovo” e “Não Aprovo”, conforme orientações estabelecidas no edital.
O resultado de cada escola será apresentado depois do término da votação e divulgado por meio de um comunicado nas escolas, na Diretoria Regional de Educação, e nas redes sociais da Seduc.
De acordo com o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o modelo cívico-militar mantém o currículo tradicional da rede com professores responsáveis pelo ensino, enquanto os militares da reserva contribuem para a organização e disciplina das unidades.
O secretário observa que o processo de contratação dos militares da reserva que vão atuar nas novas unidades já foi iniciado, com a publicação de editais nos 13 polos regionais de educação.
“Após a votação nos dias 26 e 27, a secretaria vai implantar o novo modelo nas unidades que optaram pela aprovação. Tudo de acordo com o processo regulamentado que define as etapas e as responsabilidades para a transição”, explica Alan.
Além disso, o secretario ressalta que uma comissão de apoio vai acompanhar o processo de transição, oferecendo orientações e suporte às escolas e comunidade escolar.
O processo também inclui formação e treinamento de diretores, coordenadores, professores, monitores e demais servidores para que estejam aptos a implementar o novo modelo de gestão.
Atualmente, Mato Grosso tem 87 escolas estaduais em modelo cívico-militar, segundo a Seduc. De acordo com o órgão, a meta é chegar a 100 unidades, ampliando a oferta de ensino para milhares de jovens mato-grossenses. O número total de escolas na rede é de 628 unidades.
Confira a lista de escolas selecionadas:
Cuiabá – EE Professora Zélia Costa de Almeida
Cuiabá – EE Gustavo Kulman
Cuiabá – EE Professora Maria Hermínia
Primavera do Leste – EE Alda Gawlinski Scopel
Nova Mutum – EE José Aparecido Ribeiro
Pedra Preta – EE Dez de Dezembro
Alto Taquari – EE Carlos Irigaray Filho
Rondonópolis – EE Major Otávio Pitaluga
Rondonópolis – EE Marechal Dutra
Rondonópolis – EE Professora Elizabeth Magalhães
Sinop – EE Nossa Senhora de Lourdes
Sinop – EE Olímpio João Pissibati Guerra
Sinop – EE Nossa Senhora da Glória
Lucas do Rio Verde – EE Angelo Nadin
Peixoto de Azevedo – EE Kreen Akarope



Nenhum comentário
Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.