Inscrições abertas para o Concurso Alto Taquari no Coração do Brasil; confira o regulamento
| Do Diário Oficial Foto: pixabay |
Regulamento
A Prefeitura Municipal de Alto
Taquari, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, torna
público a abertura de inscrições para o concurso de frase, desenho,
fotografia e produção de vídeo com a temática “Alto Taquari no Coração do
Brasil” na forma deste regulamento.
1. Disposições Gerais 1.1.
Este concurso de frase, desenho, fotografia e produção de vídeo é uma das ações
das programações alusivas ao 39º Aniversário de Alto Taquari e tem como
objetivo integrar a comunidade estudantil (Educação infantil, Ensino
Fundamental e Médio) sobre a multiversalidade de nossa Cidade, vista sob
diversos olhares. 1.2. Considera-se frase o enunciado linguístico que possui um
sentido completo e que pode conter, ou não conter, verbo ou locução verbal.
1.3. Considera-se desenho a "representação de seres, objetos, sentimentos,
etc. feito sobre uma superfície, por meios gráficos e com instrumentos
apropriados". 1.4. Considera-se fotografia “a técnica de criação de
imagens por meio de exposição luminosa, fixando-as em uma superfície sensível”.
1.5. Considera-se produção de vídeo “a técnica de criação de imagens em
movimento, desde o desenvolvimento criativo e o planejamento até a execução
usando equipamentos de filmagem”. 2. Do tema do concurso 2. O
tema deste concurso é “Alto Taquari no Coração do Brasil”.
2.2. Os estudantes deverão
produzir suas obras dentro da temática deste concurso.
3. Da participação 3.1.
Poderão participar deste Concurso de Frase, Desenho, Fotografia e Produção de
Vídeo todos os alunos devidamente matriculados na rede de ensino. 3.2. Na
categoria Desenho, poderão se inscrever alunos matriculados na pré escola de
educação infantil (a partir dos 5 anos) e séries iniciais do 1º ao 3º ano do
ensino fundamental; 3.3. Na categoria frase, poderão se inscrever alunos do 4º
ao 5º ano do ensino fundamental; 3.4. Na categoria Fotografia, poderão se
inscrever alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental; 3.5. Na categoria
Produção de Vídeo, poderão se inscrever alunos do 1º ao 3º ano do ensino
médio; 4. Das inscrições 4.1. A inscrição neste concurso se
dará mediante a entrega de uma frase, desenho, fotografia e/ou produção de
vídeo inéditos na Secretaria Municipal de Educação e Cultura. 4.2. A frase
deverá ter relação com o tema deste concurso; 4.3. A frase deverá ser trabalho
original do (a) participante e não poderá ter sido previamente publicada ou
premiada; 4.4. O (a) participante não poderá copiar o trabalho de terceiros
para redigir a sua frase; 4.5. As frases inscritas serão de livre escolha dos
interessados, mas a Comissão Julgadora do presente Concurso tem o direito de
desclassificar frases que já tenham sido registradas; 4.6. A frase, desenho e
fotografia devem ser de criação individual e entregue em envelope identificado
com nome do aluno e a turma. 4.2. Os desenhos deverão ser feitos à mão
realizado em qualquer técnica (grafite, lápis de cor, giz, caneta de hidrocor,
etc). 4.3. As fotografias poderão ser coloridas ou preto e branco, digitais,
nos tamanhos originais. 4.4. Fotografias compostas, sobreposições e imagens
manipuladas digitalmente ou com qualquer outro artifício, assim como
fotografias cujo tamanho/resolução foi aumentado posteriormente, não serão
aceitas. 4.5. Fotografias com pessoas, que não seja o estudante, serão aceitas
desde que tenham autorização de exposição de imagem (ANEXO II). 4.6. Os vídeos
deverão obedecer o tema proposto. Devem abordar o conceito de Recursos
Genéticos de forma criativa e em linguagem de fácil compreensão, uma vez que
serão destinados ao público infantil e adulto. 4.7. A autoria do vídeo pode ser
individual ou coletiva, envolvendo várias pessoas na equipe. No caso da equipe,
a mesma deve indicar um coordenador que deverá ser responsável pela inscrição e
o recebimento do prêmio em nome da equipe, caso o vídeo seja finalista. 4.8. Os
vídeos devem ser inéditos e com 1 (um) minuto e meio de duração, contando com
os créditos. 4.9. Serão admitidos vídeos capturados por filmadora, câmera
fotográfica, telefone celular ou tablets, desde que com qualidade HD ou
superior. 4.10. Não serão aceitos vídeos que já tenham sido publicados ou
premiados em outros concursos, assim como cópias (total ou parcial) de
trabalhos de terceiros. 4.11. Não serão aceitos vídeos com conteúdo impróprio
ou ofensivo. 5. Do material 5.1. A frase e o desenho deverão
ser apresentado em papel tamanho A4, ou semelhante. 5.2. Não serão aceitos
desenhos editados em softwares gráficos. 5.3. Os desenhos e fotografias não
deverão conter marcas, nomes, pseudônimos ou qualquer identificação, devendo
esses dados constar somente na mensagem de envio das obras à comissão
organizadora. 5.4. Após a entrega da frase, desenho e fotografia, o estudante
não poderá realizar correções e retoques na obra. 5.5. Os vídeos deverão ser
entregues via pendrive e em alta qualidade. 6. Da avaliação 6.1.
As obras que estiverem de acordo com o exposto neste regulamento serão
submetidas à análise dos servidores da comissão avaliadora. 6.2. Os servidores
farão a avaliação levando em consideração os seguintes critérios: a)
Originalidade; b) Criatividade; c) Fidelidade ao tema d) Mensagem transmitida
pelo autor. 6.3. Serão eliminados os trabalhos que apresentarem
conteúdo preconceituoso, ofensivo, dogmatismo religioso, plágio de outras obras
e que fujam da temática deste concurso. 7. Do cronograma 7.1.
Este concurso de frase, desenho, fotografia e produção de vídeo será realizado
em conformidade com o seguinte cronograma:
Evento | Data | Local |
Inscrição – Entrega das obras | 24/04/25 – 20/05/25 | Secretaria Municipal de Educação e Cultura |
Avaliação das frases, desenhos, fotografias e vídeos. | 21/05/25 – 23/05/25 | Comissão avaliadora |
Publicação nos canais oficiais da Prefeitura das obras e premiação. | 26/05/25 – 29/05/25 | Canais oficiais da Prefeitura. Premiação durante o ato cívico. |
8. Do Resultado 8.1.
O resultado deste concurso será divulgado a todos os participantes e comunidade
local, conforme cronograma.
9. Da Comissão julgadora 9.1.
As obras serão avaliadas por uma comissão julgadora composta por seis pessoas,
sendo 4 (quatro) representantes da Secretaria de Educação e Cultura, 1 (um)
representante do gabinete da prefeita e 1 (um) representante da Câmara
Municipal de Vereadores.. 10. Da premiação
10.2. Serão premiados os primeiros colocados, por categoria e nível de ensino:
Categoria Frase
1º lugar: R$500,00
2º lugar: R$300,00
3º lugar: R$150,00
Categoria Desenho
1º lugar: R$600,00
2º lugar: R$400,00
3º lugar: R$200,00
Categoria Fotografia
1º lugar: R$700,00
2º lugar: R$500,00
3º lugar: R$300,00
Categoria Produção de vídeo
1º lugar: R$1.000,00
2º lugar: R$800,00
3º lugar: R$600,00
11. Disposições Finais 11.1. O ato da inscrição neste concurso implica na aceitação plena dos termos deste regulamento.11.2 Todos os participantes asseguram que são autores das obras apresentadas e inscritas neste concurso.
11.3. A inscrição no concurso representa a aceitação do participante das normas contidas neste regulamento, e fica resguardado pelo mesmo;
11.4 Os casos omissos, isto é, não contemplados neste regulamento, serão decididos pelos servidores da comissão avaliadora.
ANEXO I – FICHA DE INSCRIÇÃO
Fotografia ( ) Desenho ( ) Produção de Vídeo ( )
Título da obra
Nome completo:
Data de nascimento: / / CPF:
Telefone:
Endereço:
Escola/Série:
E-mail:
Ao inscrever-me no Concurso de frase, desenho, fotografia e produção de vídeo “ Alto Taquari no Coração do Brasil” - 2025, declaro que sou autor e concordo integralmente com os termos do regulamento, autorizando a Prefeitura Municipal de Alto Taquari a dispor dos meus dados pessoais e dados pessoais sensíveis, de acordo com os Art. 7º e 11º da Lei 13.709/18, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), conforme disposto neste termo.
ASSINATURA DO PARTICIPANTE
ANEXO II - TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM
Eu, , brasileiro (a), de estado civil: , portador (a) da Cédula de Identidade RG n° , inscrito (a) no CPF sob nº residente à Rua/avenida , nº , do município de , AUTORIZO o uso de minha imagem, produzida pelo discente: , na data: / / em todo e qualquer material entre fotos e documentos, para ser utilizada em campanha institucional da Prefeitura Municipal de Alto Taquari, sejam essas destinadas à divulgação ao público em geral e/ou apenas para alunos e servidores da rede de ensino.
A presente autorização é concedida a título gratuito, a partir da data de assinatura deste termo, do uso da imagem acima mencionada podendo abranger todo o território nacional e no exterior, sob qualquer forma e meios, como: (I) reportagens e notícias em geral; (II) blog ; (III) folder de divulgação do evento (IV) mídias e aplicativos em geral (Facebook, Instagram,WhatsApp, Youtube).
Por esta ser a expressão da minha vontade declaro que autorizo o uso acima descrito sem que nada haja a ser reclamado a título de direitos conexos à minha imagem ou a qualquer outro, e assino a presente autorização.
, de de 2025.
Assinatura do concedente do uso da imagem
Assinatura do responsável legal do concedente (em caso de ser menor de 18 anos).



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