Mulher vira brigadista após perder filho de apenas 5 meses durante incêndios no Pantanal
Fonte: JN Foto: Reprodução |
Mais de 400 brigadistas estão na linha de frente do combate
ao fogo do Pantanal. Entre eles, uma das vítimas dos incêndios.
Na mochila pesada, Débora Ávila carrega equipamentos de trabalho. Já de uniforme, está pronta para mais um dia na linha de frente. Débora é brigadista do Ibama/Prevfogo. Combate incêndios no Pantanal de Mato Grosso do Sul.
"Tem muito espinho, muito galho cortado. Porque foram abrindo na picada, né?”, diz Débora.
Débora entrou para a brigada em 2023. A escolha envolveu uma questão pessoal. Ela perdeu o filho de apenas 5 meses em 2020, durante os incêndios que devastaram o Pantanal. Gabriel David passava parte do tempo com oxigênio portátil. A mãe acredita que a quantidade de fumaça, que invadiu Corumbá naquele ano, complicou o quadro de saúde do bebê."Ele já veio com problema no pulmão. Ele tinha que ter
ar puro, e a fumaça sufocou ele. A fumaça invadiu a cidade, da queimada. Então,
ele veio a óbito por conta da fumaça”, conta Débora Ávila.
Atuar como brigadista foi a maneira de contribuir para que
outras mães não passem pelo mesmo.
"Se a gente continuar fazendo o nosso papel - brigadistas, Prevfogo, todos -, se a gente continuar fazendo o que a gente está aqui para isso, então tem muita família que vai ficar um pouquinho mais com o seu filho”, afirma Débora.
Nenhum comentário
Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.