;

Especiais

MPE intervém e move ação para evitar colapso na saúde em Alto Taquari

Foto MPEMT

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, propôs uma Ação Civil com pedido de obrigação de fazer c/c Antecipação de Tutela contra o Município de Alto Taquari e Sociedade Beneficente e Hospitalar com o intuito de evitar o colapso da saúde no município.

O MPE deixa claro com uma inicial com mais de oitenta páginas que o intuito não é ficar do lado “A” ou “B”, mas sim evitar que a saúde na cidade entre em colapso e a população pague por esta briga que segundo o próprio promotor é de “interesse político”.

Narra ainda o Ministério Público, que a prefeitura teria feito gasto desnecessário para criação de um Pronto Atendimento e que o envio de pacientes para outros município é um risco a dignidade humana, sendo que o Hospital Municipal é bem estruturado além de possuir um excelente corpo clinico.

Ainda conforme apurado pelo órgão ministerial, houve má-fé por parte da Prefeitura, uma vez que não teria seguido os trâmites legais para romper o contrato.

“Observa-se que, além de não observar o prazo de 60 dias para prévio aviso acerca da intenção de rescisão contratual, a gestão municipal ... não notificou, regularmente, a diretoria da Sociedade Beneficente Hospitalar.” Diz trecho da inicial.

A suposta interferência do ex-prefeito Lairto Sperandio também é citado e,  segundo o MPE não seria válido, uma vez que o mesmo encontra-se com seus direitos políticos cassados e não poderia manter vínculo com a Administração Pública.

Também é citado a transação realizada pela prefeitura de forma desordenada na época que a administradora do hospitala era a FUNSAT. 

"Ocorre que, lamentavelmente, sem se preocupar com a população taquariense, a gestão municipal desrespeitou os procedimentos legais para a realização de uma transição adequada. No caso, agiu de forma atropelada, sem demonstrar que efetivamente fiscalizou o hospital desde o nascedouro da atual administradora, sem demonstrar financeiramente que esta solução seria mais eficiente para o município, enfim, aparentemente o faz de forma desordenada e tumultuada, assim como se deu com a antiga Funsat.” Diz o promotor.

Antes de propor a ação, o promotor diante a situação fez uma visita surpresa ao Hospital e Pronto Atendimento, onde segundo ele, é possível ver que o Hospital tem uma estrutura boa com equipamentos, enquanto o Pronto Atendimento não.

Diante os diversos apontamentos que constam na inicial, o Alto Taquari em pauta se absteve em resumir os fatos com o único intuito de informar,  neste sentido, se os pedido feitos pelo Mistério Público na ação forem aceitos, a Prefeitura deverá:

O Município terá 48 horas para fazer o repasse dos meses atrasados, 

As ambulâncias deverão retornar ao hospital no prazo de 4 horas,

A secretaria de saúde deverá devolver todos os remédios e insumos, em 24 horas,

Retorno e atualização do cadastro do hospital junto ao SUS, retorno do atual presidente Rony Kley e retirada do Dr. Thiago Sperandio,  em 24 horas,

O retorno dos servidores municipais efetivos, em 24 horas,

A suspensão do Pronto Atendimento, em 48 horas,

Seja implantado o centro de reabilitação,

A indicação de três pessoas da cada parte para a transição, em 48 horas.



Um comentário:

  1. Afonso4/12/2024

    Mas o ex Secretário e futuro pré candidato a vereador falou que era tudo fake news…. Agora a gente sabe quem é fake

    ResponderExcluir

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.