;

Especiais

O cristão e os esportes



O cristão pode praticar esportes? Claro que pode! Nós não podemos condenar o esporte por causa dos abusos que alguns exercem ao praticá-lo. Se os abusos fossem motivo para condenar o esporte, teríamos que condenar também a comida e a bebida, porque ao comer e beber muitos praticam abusos; teríamos que condenar o trabalho, porque ao trabalhar, muitos cometem abusos.

Ao dizer que o cristão pode praticar esportes, entendemos que através de uma prática honesta, limpa e cordial, o esportista pode até dar testemunho de sua fé. Jesus disse: “Assim brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus” (Mt 5.16). Deixar brilhar a luz da fé também se pode no esporte, e é isto o que o cristão deve fazer.


Em nenhum texto da Bíblia o esporte é proibido. Pelo contrário, o esporte é usado como exemplo da nossa luta e corrida para o céu. Ver 1 Coríntios 9 e Gálatas 2. A coroa de que falam os textos de Tiago 1.12, 1 Pedro 5.4 e Apocalipse 3.11, é uma figura tirada das corridas dos atletas gregos, nas quais os vencedores ganhavam uma coroa de louros como prêmio pela vitória. Assim como Jesus usou figuras e exemplos terrenos para ilustrar verdades celestiais, assim o Novo Testamento usa essas figuras para ilustrar a vida cristã. Se o esporte fosse pecado, com certeza ele não teoria sido tomado como exemplo da luta e da corrida que devemos manter para o encontro no Reino dos céus.


O cristão está constantemente ameaçado por tentações do diabo. E, principalmente nas horas de lazer as tentações são mais fortes. Por isso o esporte praticado com correção, assim como a oração, o trabalho e a leitura, é um meio de ocupar tanto a mente quanto o corpo em uma atividade útil, não deixando que eles tenham oportunidade para pecar.


A Bíblia é clara em relação à responsabilidade que nós temos para com a nossa saúde física. Nós devemos cuidar para que a saúde física não seja prejudicada, pois tudo quanto prejudica a saúde do corpo, é pecado contra o mandamento que diz: “Não matar.” Considerando que a prática de esporte é fundamental para melhorar o nosso condicionamento físico, ele pode ser praticado com a aprovação de Deus.


Diante desses fatos, não podemos tirar outra conclusão senão esta: Enquanto o cristão não furta o tempo que deve dedicar exclusivamente a Deus, ou à sua família, ele pode e deve praticar esportes.

Paulo Kerte Jung, pastor

Fonte: Horaluterana

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.