;

Especiais

Diabetes afeta quase 10% das pessoas com plano de saúde no Brasil, apontam dados

Fonte: CNN Brasil Foto: Maskot/Getty Images
 

O diabetes atualmente afeta 9,6% dos beneficiários inseridos na saúde suplementar — cerca de 4,87 milhões de pessoas. Os dados do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), cedidos com exclusividade à CNN Brasil, mostram que a doença vem avançando dentro do público que usa algum plano ou seguro de saúde no país: houve aumento de 3,6 pontos percentuais na proporção de pessoas com a doença — cerca de 1,8 milhão de novos casos no país, em comparação com o cenário há 15 anos.

O diabetes é uma síndrome metabólica caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue. A doença pode ter causas genéticas, biológicas ou ambientais.

A análise, baseada nos dados do Inquérito Telefônico para Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas (Vigitel) de 2023, indica que a prevalência da doença é maior entre o público com 60 anos ou mais (26,3%). Nas faixas etárias de 40 a 49 anos, é de 9,4%, e na de 18 a 39 anos de apenas 1,7%. Observa-se, também, que de modo geral, a diabetes é mais comum entre pessoas com menos escolaridade.

A pesquisa ainda mostra que os beneficiários de planos de saúde mais sedentários, bem como aqueles com obesidade, apresentaram maiores taxas da doença. Nas pessoas com obesidade, por exemplo, o diabetes atingiu 15,6% — mais do que o dobro do número de não obesos (7,5%).

De acordo com João Eduardo Nunes Salles, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), o tratamento da diabetes passa pelo tratamento da obesidade.


 

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.