;

Especiais

Parábola do Ladrão de Noite

Fonte: Estilo Adoração Foto: Reprodução


A Parábola do Ladrão de Noite é uma das parábolas de Jesus registradas no Evangelho de Mateus (Mateus 24:42-44). Nessa breve parábola Jesus faz um alerta acerca da vigilância.

Jesus começa a parábola dizendo: “Vigiai, pois, porque não sabeis a que horas há de vir o vosso Senhor” (Mateus 24:42). Na sequência Ele exemplifica sua exortação dizendo que se o pai de família soubesse a que horas da noite viria o ladrão, ele vigiaria e não deixaria que o ladrão entrasse em sua casa. Então Jesus conclui a parábola com o seguinte alerta: “Por isso, estais vós apercebidos também; porque o Filho do Homem há de vir à hora em que não penseis” (Mateus 24:44).

O contexto da Parábola do Ladrão de Noite

Jesus contou a Parábola do Ladrão de Noite na semana em que Ele foi traído; muito provavelmente na terça-feira antes da crucificação. Naquela ocasião Jesus estava em Jerusalém, e a parábola faz parte da conclusão de seu sermão profético.

Nesse sermão escatológico o Senhor Jesus falou acerca dos últimos dias que culminará no fim dos tempos. O sermão trata desde a destruição de Jerusalém que ocorreu em 70 d.C., até o dia do juízo com a segunda vinda de Cristo. No final do sermão, Jesus deixou uma série de exortações sobre a vigilância (Mateus 24-25). É nesse contexto que aparece a Parábola do Ladrão de Noite.

Significado da Parábola do Ladrão de Noite

Como fica claro, o significado da Parábola do Ladrão de Noite é uma exortação à vigilância. Essa parábola ensina que assim como ninguém sabe a hora em que o ladrão chegará, assim também ninguém conhece a hora do retorno de Jesus e a consequente chegada do Dia do Senhor.

Portanto, a grande lição da Parábola do Ladrão de Noite pode ser resumida numa única ordem: vigiai! A vigilância é um estado de espera ativo, e não uma espera passiva. Não basta apenas esperar, mas é preciso esperar vigilantemente. A Parábola do Servo Bom e do Servo Mau destaca a diferença entre esses dois tipos de espera (Mateus 24:45-51).

Mas o que seria esperar em vigilância? Jesus responde esta pergunta na sequência de seu sermão ao ensinar a Parábola das Dez Virgens (Mateus 25:1-13). Ele destaca que a vigilância correta é aquela que se traduz num zelo perseverante, e que distingue o prudente do tolo.

Também é preciso destacar a forma com que Jesus enfatiza a verdade de que ninguém sabe a hora em que Ele voltará. Isso significa que qualquer um que se levantar alegando saber a data do fim dos tempos, é um mentiroso e falso profeta.

Por isto os verdadeiros seguidores do Senhor Jesus devem estar preparados o tempo todo. Dessa forma eles jamais serão surpreendidos com o retorno de Cristo. Felizmente a Palavra de Deus esclarece que os remidos não estão em trevas, para que esse dia os surpreenda como ladrão (1 Tessalonicenses 5:1-4).

Você gostou da explicação da Parábola do Ladrão de Noite? Temos também um material especial com a explicação de todas as parábolas de Jesus. Clique aqui para conhecer.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.