;

Especiais

Por que o uso indevido da 'caneta do emagrecimento' pode fazer engordar

 


Fonte: G1  Foto: myskin / stock.adobe.com

Nova aposta de emagrecimento entre famosos e anônimos, o uso de medicamentos injetáveis a base de semaglutida, usada para tratar diabetes tipo 2, tem se tornado cada vez mais comum no Brasil.

A droga — vendida sob os nomes comerciais de Wegovy, Ozempic e Rybelsus — funciona como um supressor de apetite e promete a perda de até 17% da massa corporal em um ano. Mas se administrada incorretamente, a semaglutida pode levar ao chamado "reganho" de peso.

Isso acontece porque o emagrecimento rápido geralmente está associado à perda de massa muscular, em vez de gordura. É o que explica a nutricionista Sophie Deram, pesquisadora da neurociência do comportamento alimentar e coordenadora do projeto sobre genética dos transtornos alimentares do Instituto de Psiquiatria da USP.

"No final você vai ter menos músculo e mais gordura" explica.

Segundo a nutricionista, a restrição de apetite causada pelos emagrecedores também pode desencadear comportamentos compulsivos.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.