;

Especiais

MT é o 5º estado com maior número de casos de injúria racial no país, aponta anuário

GERAL

Fonte: G1  Foto: Isabelle Monteiro/TV Gazeta


Mato Grosso é o 5º estado com o maior número de casos de injúria racial no país. Os dados são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2022, publicado na última semana. O estudo traz números de 2020 e 2021.

Conforme a pesquisa, Mato Grosso registrou 390 casos de injúria racial em 2020 e 403 em 2021, um aumento de 2,1%.

Em 2021, o estado ficou em 5º lugar no ranking, com 11,3 casos a cada 100 mil habitantes, estando atrás apenas de outros quatro:

Pará - 36,8 casos por 100 mil habitantes

Santa Catarina - 32,8 casos por 100 mil habitantes

Distrito Federal - 18,4 casos por 100 mil habitantes

Amapá - 15,7 casos por 100 mil habitantes

Mato Grosso - 11,3 casos por 100 mil habitantes

Um caso de discriminação pode ser interpretado como racismo, injúria racial ou injúria simples, o que implica na possibilidade de distribuições estatísticas muito distintas para um mesmo fenômeno.

"A conscientização racial das polícias, que implicaria em policiais que não eufemizam casos de racismo registrando-os como injúria simples ou injúria racial, por exemplo, poderia significar uma transferência significativa dos casos de injúria para os de racismo, por exemplo", aponta a pesquisa.





Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.