;

Especiais

Movimento nas algodoeiras cresce com avanço da colheita em MT

MATO GROSSO

Fonte: G1MT  Foto: Rafael Silvério 

Mato Grosso lidera a produção nacional da pluma e a safra deste ano deve passar de 4,7 milhões de toneladas de algodão em caroço. O ritmo está mais acelerado que na safra passada. O movimento cresce nas lavouras e também nas algodoeiras.

Segundo a Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão, o estado tem 133 algodoeiras ativas. Ao longo das últimas cinco safras, o aumento de unidades instaladas foi de 28%.

Gilmar Deliberaes, gerente de uma cooperativa de algodão de Campo Verde, no sudoeste do estado, conta que as máquinas trabalham de segunda à segunda e que são vários os processos para separar a pluma do caroço.

No pico da safra, daqui a duas semanas, a cooperativa vai passar a receber, por dia, cerca de 1,2 toneladas de algodão para processar.



"A algodoeira, hoje, tem 70 hectares de área para armazenar o algodão que recebe do produtor para beneficiar. Há também o armazém da pluma. A indústria processa em torno de 850 toneladas diariamente, um movimento bastante alto. Na época de safra, nossa equipe chega a 130 funcionários", conta.

O algodão pode ficar até 60 dias no pátio antes de ser beneficiado.

Para o gerente, a expectativa deste ano é de crescimento de 20% a 30% comparado à última safra, com a produção de 190 mil fardos de algodão.

No armazém, há seis reservatórios que colhem a água da chuva. Com isso, há cerca de 7 milhões de litros de água disponíveis, principalmente para a época da seca. Cerca de 100 mil litros de água são usados por dia.

"Temos a preocupação de estar molhando sempre o pasto para que a poeira não atrapalhe os funcionários que estão trabalhando nem os maquinários", explica.

Dentro da algodoeira, o produto passa por vários processos, como conferência e pesagem, processamento, secagem, limpeza, descaroçamento e retirada das amostras para classificação. Depois de todos os processos, ele está pronto para sair da algodoeira e ir para venda e exportação.

Após a safra, ficam armazenados na cooperativa cerca de 60% da produção, esperando a venda feita pelo produtor.




Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.