;

Especiais

Número de jovens de 15 a 25 anos assassinados aumenta quase 35% em MT

MATO GROSSO 

Fonte: G1MT  Foto: PMMT




Os casos de homicídio doloso de jovens com idade entre 15 e 25 anos aumentaram 34,92% desde o ano passado no estado, de acordo com dados da Superintendência do Observatório de Segurança Pública. Os dados se referem ao período de janeiro a abril de 2021 a 2022.

No ano passado, foram registrados 63 casos desse tipo. Neste ano, contudo, o número saltou para 85, o que representa um aumento de 34,92%.


De acordo com o advogado e presidente da Associação dos Familiares Vítimas de Violência, Wantuir Luiz Pereira, esse cenário é explicado pelo fortalecimento das facções criminosas e pela 'guerra' promovida entre elas.

"É um problema relacionado ao tráfico de drogas e facções criminosas, com uma guerra entre elas. Isso é um câncer criminológico que ninguém cura", afirmou.

Segundo ele, as famílias que são atingidas por essa tragédia acabam sem acolhimento.

"É uma catástrofe. Não tem amparo social, nem psicológico apropriado. Tem que conviver com a dor eterna e acredita na justiça dos homens", disse.

A associação faz reuniões com os familiares e dão suporte para auxiliar no levantamento de informações a respeito do assassinato, a fim de verificar a situação de cada caso. Segundo ele, alguns casos nem sequer houve abertura de inquérito policial para averiguar as causas do homicídio em questão.

Homicídios de jovens

Apenas neste ano, os casos de homicídios de jovens surpreenderam a população, como o caso da jovem Ellen Nascimento da Silva, de 21 anos, que foi morta por membros de uma facção criminosa após gravar um vídeo com um gesto sutil no TikTok, em referência à facção adversária deles.

Segundo a Polícia Civil, dos cinco acusados do assassinato, apenas um cumpre prisão preventiva.

Outro caso foi de um jovem de 22 anos que teve a casa invadida por homens armados, em Primavera do Leste, em março deste ano. Ele tentou fugir da casa assim que percebeu a invasão, mas os criminosos conseguiram detê-lo e mataram ele a tiros.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.