;

Especiais

MT tem aumento no número de casos de infecções sexualmente transmissíveis nos últimos 2 anos

MATO GROSSO 

Fonte: G1  Foto: Internet 


Dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) mostram um aumento preocupante das infecções transmitidas durante as relações sexuais em Mato Grosso nos últimos anos. Os casos mais preocupantes são os de sífilis e Aids.

Em Mato Grosso, as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como HIV, Aids, sífilis e hepatites ocorrem em sua maioria em jovens e adultos com mais de 20 anos.

Dados da secretaria mostram um crescimento nos casos de ISTs nos últimos dois anos e cinco meses. Nesse período, foram registrados mais de 800 casos de Aids. Ao todo, 203 pacientes que morreram vítimas da doença.

De acordo com a secretaria, também foram notificados mais de 2 mil casos de contaminação por HIV.

A Hepatite "B" foi diagnosticada em 311 pessoas em 2020. No ano passado, esse número subiu para 375, e nos cinco primeiros meses deste ano já foram notificados 131 casos.

O que mais preocupa as autoridades de saúde atualmente é o crescimento dos casos de sífilis. Em gestantes, as notificações aumentaram de 989 em 2020 para quase 1,2 mil no ano passado.

Já os casos de sífilis adquirida, que é quando o paciente se contamina em relações sexuais, se multiplicaram ainda mais: subiram de pouco mais de 2 mil em 2020 para quase 2,5 mil em 2021.

Em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, o Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE-CTA) oferece além de serviços de assistência especializada para as pessoas que tem HIV/Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), tratamento odontológico na própria unidade.

O atendimento no SAE/CTA é inteiramente sigiloso por lidas com doenças sexualmente transmissíveis, principalmente os portadores do vírus HIV.

 


Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.