;

Especiais

MPGO recomenda aos municípios de Mineiros, Santa Rita do Araguaia e Portelândia adoção de medidas sanitárias para conter onda de covid-19

REGIÃO  

Fonte: MPGO   Foto: Walterson Rosa/MS


O Ministério Público de Goiás (MPGO) recomendou aos gestores dos municípios de Mineiros, Santa Rita do Araguaia e Portelândia a adoção de medidas sanitárias para conter o atual surto de contágio de Covid-19 nas cidades. As providências incluem as indicadas na recomendação e outras de maior eficácia, com fundamento em parecer técnico do serviço municipal de saúde.

O promotor de Justiça Henrique Golin relata que os três municípios registraram agravamento do contágio da doença nas últimas semanas. Diante do cenário, o MP chegou a promover uma reunião técnica no início deste mês com todos os secretários de Saúde da comarca e médicos especialistas. Neste encontro, relata o promotor, houve um consenso sobre a necessidade de medidas para barrar o avanço da doença, como ocorreu no começo de 2022.

Entre as indicações feitas na recomendação estão:

a) obrigatoriedade de uso de máscaras em ambientes com mais propensão para contágio, como hospitais e unidades de saúde, e em locais fechados com aglomeração e permanência prolongada de pessoas, especialmente escolas e grandes empresas;

b) ações educativas específicas destinadas à população, para advertir sobre o risco sanitário atual e orientar procedimentos para casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 e de gripe.

O promotor de Justiça ressalta que essas medidas estão previstas no Protocolo de Biossegurança da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e na Recomendação nº 4/2022, também da SES e da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), bem como na Resolução nº 2/2021, do Conselho Nacional de Educação.

Durante a reunião, tratou-se sobre os graves impactos prejudiciais de novo surto de contágio nos serviços de saúde, em especial nas áreas de cardiologia e de psiquiatria, devido às sequelas da doença em seu estágio atual, o que evidencia o perigo da demora e a urgência de providências sanitárias específicas. 




Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.