;

Especiais

Mineiros tem um caso suspeito de hepatite aguda de causa desconhecida, diz Saúde

REGIÃO 

Fonte: G1  Foto: Claudivino Antunes/Divulgação


A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) tem registros de três casos suspeitos de hepatite grave de causa desconhecida, segundo nota divulgada no sábado (28). Segundo a pasta, os pacientes são moradores de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Mineiros.

Supereintendente de Vigilância em Saúde do estado, Flúvia Amorim contou que há teste em andamento que indicarão a classificação de cada caso sob investigação.

"Tínhamos dois, até ontem/antes de ontem, agora temos mais um caso. Lembrando que, desses três casos notificados, nenhum foi classificado. Estamos aguardando resultados de alguns exames para saber em qual categoria esse caso vai ser classificado", disse.

De acordo com o comunicado da SES, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) "tem participado de reuniões da Sala de Situação instalada, em 14 de maio, pelo Ministério da Saúde, para monitorar e acompanhar os casos de hepatite aguda de causa a esclarecer".

A reportagem questionou a pasta sobre qual a cidade, sexo, idade e quadro de saúde do paciente notificado recentemente, mas a secretaria não deu detalhes.

Hepatite aguda

Pouco se sabe sobre a hepatite aguda grave, também conhecida como hepatite de causa desconhecida. No entanto, Flúvia explicou que existem três classificações para este tipo de hepatite: suspeito, provável ou descartado. Somente exames laboratoriais podem confirmar a classificação da doença.

"Primeiro se descarta a causa, como viral ou bacteriana. Se todos [exames] forem negativos, vamos tentar identificar qual é o agente causador da infecção por meio de exames mais complexos", disse Amorim.

Alguns países, entre eles o Reino Unido, por exemplo, acharam o adenovírus e o sars-cov como agentes causadores deste tipo de hepatite, conforme explicou a superintendente.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.