;

Especiais

Estiagem provoca queda de 34,6% na produção de soja de MS

AGRO 

Fonte: Canal Rural Foto: Rafael Ap. Barbosa Silvério



A estiagem que atingiu o estado de Mato Grosso do Sul durante o cultivo da soja nesta temporada provocou queda de 34,6% no volume estimado da oleaginosa. A produtividade média passou de 56 para 38,65 sacas por hectare. O levantamento é do Projeto Siga/MS, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, junto com a Aprosoja-MS e a Federação da Indústria de Mato Grosso do Sul (Famasul).

De acordo com a analista técnica da Famasul, Tamiris Azóia, o produtor deve se prevenir das  adversidades climáticas adotando boas práticas agrícolas. “O plantio direto, por exemplo, é um grande aliado na manutenção da umidade do solo nesses períodos de veranico. A utilização de cultivares recomendadas para a sua área, para a sua região e para o seu tipo de solo e o plantio dentro da data determinada pelo Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), também são essenciais”.

Outro fator importante destacado pela técnica é efetuar uma boa gestão na propriedade, essencial para minimizar os efeitos da estiagem e demais problemas. “É preciso entender de fato quais são os seus custos de produção, como o mercado vem se comportando, travar suas dívidas de acordo com os seus custos. Esses são fatores essenciais para ele [produtor] conseguir ter mais controle sobre as margens de lucratividade, que estão cada dia mais apertadas”, finalizou.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.