;

Especiais

Câmara aprova projeto que cria o Dia Nacional do Cristão

GERAL 

Fonte: Agência Brasil    Foto: Getty Images


A Câmara dos Deputados aprovou na quinta-feira (12) em votação simbólica (sem contagem de votos) o projeto que cria o Dia Nacional do Cristão.

O texto segue para o Senado e estabelece que a celebração será anual e acontecerá no primeiro domingo de junho.

A proposta foi apresentada pelos deputados Soraya Manato (PTB-ES) e Eli Borges (PL-TO) e não houve discussão sobre o tema no plenário. Os deputados inscritos para falar não estavam presentes, e o texto foi aprovado.

Na justificativa para a apresentação da proposta, Soraya Manato argumentou que a criação do Dia Nacional do Cristão atende ao critério de alta significação, usado para instituir datas comemorativas.

O último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que 87% dos brasileiros professam a fé no país cristã no país.

"Assim, para além da relevante expressão numérica tem-se o impacto de sua participação na sociedade brasileira. Os cristãos ocupam espaço na política, na mídia, no esporte e na cultura do país. Bem como representa significativo papel em questões sociais, de assistência, dignidade humana e combate às drogas e à fome", escreveu o relator, deputado Jefferson Campos (PL-SP).

A escolha do primeiro domingo de junho como marco da celebração foi justificada com base em datas de quatro concílios: um em Nicéia (ano 325), dois em Constantinopla (anos 381 e 553) e um em Éfeso (ano 431). Todos têm em comum atividades no mês de junho.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.