;

Especiais

Solicitação de isenção no Enem 2022 começa na próxima 2ª feira

EDUCAÇÃO

Fonte: SBTNews  Foto: Divulgação 



Os estudantes que desejam solicitar isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 ou que queiram justificar a ausência nas provas do ano passado poderão realizar as solicitações a partir da próxima 2ª feira (4.abr). Todo o processo deve ser feito exclusivamente por meio da Página do Participante e o prazo vai até as 23h59 do dia 15 de abril.

Para solicitar a isenção da taxa, o participante deve declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). A iniciativa também contempla estudantes que tenham concluído o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada.

A justificativa de ausência, por sua vez, é direcionada ao participante que teve concedida a isenção da taxa de inscrição no Enem 2021 e que não compareceu aos dois dias de prova, mas deseja solicitar isenção na edição de 2022. Para isso, é necessário enviar documentação, datada e assinada, que comprove o motivo da ausência.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o resultado das solicitações será divulgado no dia 22 de abril, por meio da Página do Participante. O prazo para interpor recursos contra a reprovação das solicitações será entre 25 e 29 de abril. O resultado dos recursos deve ser publicado dia 6 de maio.

A confirmação do pedido de justificativa e isenção no Enem não garante a inscrição no exame. Os interessados em realizar as provas deste ano, que acontecem em 13 e 20 de novembro, deverão realizar a inscrição virtualmente. Os prazos, no entanto, ainda devem ser divulgados pelo Inep no decorrer do ano.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.