;

Especiais

INSS: alerta para novo golpe pelo WhatsApp

 BRASIL 

Fonte: G1  Foto: Divulgação 

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) alerta que golpistas estão utilizando a imagem da Helô – assistente virtual do instituto – para se passarem por uma suposta “Central de Atendimento” e tentar obter dados pessoais dos beneficiários. As abordagens têm ocorrido por aplicativo de mensagem de celular (WhatsApp).

De acordo com as denúncias, os golpistas fornecem até alguns dados dos beneficiários e dão um protocolo para mostrar credibilidade.

O INSS alerta, no entanto, que a assistente virtual, que é um plantão de dúvidas, só pode ser acessada pelo site ou aplicativo, e que, por esse motivo, o segurado nunca será procurado pelo WhatsApp para uma conversa.

Como é a comunicação do INSS com o segurado

O segurado é contatado por meio das informações fornecidas em seu cadastro (e-mail, telefone e endereço) e, por isso, é importante que mantenha o seu cadastro junto ao INSS atualizado com os dados para contato.

A atualização pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS (disponível para download em Android e iOS) e por meio da Central 135.

De acordo com o instituto, quando um segurado recebe uma informação por SMS, o número usado é o 280-41.

Vale lembrar que, quando alguém liga para o 135 ou é atendido pelo chat humanizado da Helô, o atendente pode pedir algumas informações – como CPF e nome da mãe. Esse é um procedimento de segurança para confirmar a identidade de quem telefonou ou acessou o chat.

O que fazer em caso de tentativa de golpe

Os golpes ou tentativas de golpe devem ser denunciados à ouvidoria do INSS, pela internet ou pelo telefone 135, e registrar um boletim de ocorrência, além de comunicar ao banco em que recebe o benefício.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.