;

Especiais

Direito ao aborto é incluído em esboço da nova Constituição chilena

MUNDO

Fonte: Natalia A. Ramos Miranda|Istoé Independente  Foto: Reprodução



O direito ao aborto foi incluído no esboço da nova Constituição chilena após a sessão plenária da assembleia que a redige aprovar um artigo sobre direitos sexuais e reprodutivos.

A inclusão deste artigo, no entanto, é apenas um marco sobre o qual devem ser posteriormente elaboradas as leis que estabelecem prazos, processos e outros detalhes que deverão passar pelos debates correspondentes no Congresso. Além disso, o esboço da Constituição deve ser submetido a um referendo.


“O Estado garante o exercício dos direitos sexuais e reprodutivos (…) bem como o acesso à informação, educação, saúde e aos serviços e benefícios necessários para isso”, diz o artigo, que garante às mulheres “as condições para uma gravidez, interrupção voluntária da gravidez, parto e maternidade voluntária e protegida”.

De acordo com o texto, os direitos sexuais e reprodutivos incluem “o direito de decidir de forma livre, autônoma e informada sobre o próprio corpo, sobre o exercício da sexualidade, reprodução, prazer e contracepção”.

Com este artigo, “o que temos é um Estado que reconhece os direitos sexuais e reprodutivos, em primeiro lugar, uma questão que não tínhamos antes”, disse à Reuters Danitza Pérez, que dirige a associação de advogadas feministas Abofem.

Desde 2017, o aborto só é permitido no Chile por três motivos: quando a vida da mãe está em perigo, quando o feto ou embrião é inviável e quando a gravidez é fruto de estupro.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.