;

Especiais

Câmara aprova Projeto que veta recursos públicos em competições que diferenciem premiações entre homens e mulheres

 ENTRETENIMENTO 

Fonte: GE  FotoZeca Ribeiro/Câmara dos Deputados



A Câmara dos Deputados aprovou, nessa terça-feira, o Projeto de Lei que proíbe o financiamento de eventos esportivos com recursos públicos se as premiações forem diferentes para homens e mulheres. Agora, a proposta será enviada ao Senado.

Segundo o texto, o poder público deverá exigir do organizador do evento uma declaração de que os valores pagos a título de premiação serão iguais para homens e mulheres. Se o responsável pelo evento não cumprir a regra, o infrator estará sujeito ao pagamento de multa de R$ 5 mil a R$ 200 mil. O valor da punição será direcionado a ações federais de enfrentamento à violência contra as mulheres, na forma de regulamentação.

O Projeto de Lei 321/21 é de autoria da deputada Rosângela Gomes (Republicanos-RJ) e foi aprovado na forma de um substitutivo da relatora, a deputada Celina Leão (PP-DF). Para a relatora, apesar da igualdade garantida na Constituição, “em muitas frentes, mulheres possuem desvantagens com relação aos homens e no esporte, infelizmente, não é diferente”.

Celina Leão citou estudo divulgado em 2014 pela BBC indicando que, em 30% das principais competições esportivas mundiais, as vencedoras de modalidades femininas recebem menos dinheiro do que os vencedores de modalidades masculinas em prêmios.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.