;

Especiais

Nova lei obriga divulgação de lista de espera de pacientes que aguardam consultas e exames pelo SUS em MT

 SAÚDE 

Fonte: G1MT  Foto: Davi Valle



Uma nova lei que obriga a divulgação na internet da lista de espera dos pacientes que aguardam por consultas, exames, e cirurgias nas unidades públicas de saúde entrou em vigor nesta semana em Mato Grosso. O projeto foi aprovado em dezembro de 2021.

De acordo com o autor da proposta, deputado Eduardo Botelho (DEM), a lista deve conter os seguintes itens:

  • Data da solicitação;
  • posição que o paciente ocupa na fila;
  • relação de pacientes já atendidos;
  • estimativa do prazo para o atendimento solicitado.

A lei prevê que todos os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) tenham acesso a essa lista atualizada.

O guia divulgado também deverá conter dados específicos para cada modalidade de consulta, sendo discriminada por especialidade, exame, intervenção cirúrgica ou procedimentos e abranger todos os inscritos em quaisquer das unidades do SUS de Mato Grosso, incluindo as unidades conveniadas e outros prestadores que recebam recursos públicos.

A divulgação, conforme a lei, deve respeitar a privacidade do paciente, que poderá ser identificado pelo número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) ou pelo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

Ainda conforme o projeto, a lista de espera deverá seguir a ordem de inscrição para a chamada dos pacientes, salvo nos procedimentos emergenciais.

O objetivo é garantir a transparência e efetividade às filas de espera do SUS.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.